Iniciação Cristã: Forania Cariri 1 recebe formação da Comissão Bíblico-catequética

A cidade de Serra Branca, Paróquia de N. Sra. da Conceição, sediou o Encontro de Formação da Comissão Bíblico-Catequética para a Forania Cariri 1. O evento aconteceu no último sábado, dia 11 e contou com a presença de representantes de todas as paróquias da Forania. A assessoria foi do Pe José Jorge , coordenador da Comissão, que levou reflexões acerca do processo formativo dos cristãos nas etapas inicias da fé.

O momento formativo foi essencial para a organização, vivência, formação e partilha de um segmento tão importante e com tantos desafios a superar que é a Iniciação à vida cristã. “Nós buscamos refletir com os animadores das paróquias sobre o processo de formação dos nossos fiéis, alegando que, a cada tempo, a Igreja procura formar seus fiéis de maneira sistemática, em preparação para uma vida que seja centrada na fé, assumindo o seu ser cristão na Comunidade e no mundo. Para isso acontecer é preciso estabelecer um itinerário na fé, superando aquela mentalidade que visa apenas a doutrinação, deixando em segundo plano o essencial que consiste na evangelização.”, declarou o Pe Jorge.

Pe José Jorge

Durante as visitas de formação, a Comissão está criando as coordenações forâneas, que irão facilitar o trabalho de evangelização em comunhão por toda diocese. “Nós estamos fortalecendo ou criando as coordenações nas paróquias e, a partir daí, criando as coordenações nas Foranias. É um trabalho que vem a somar com a proposta da Comissão, que é fortalecer as Pastorais da Iniciação Cristã”, afirma o sacerdote.

A Comissão Bíblico-catequética já visitou 7 das 8 Foranias da Diocese, faltando apenas o Cariri 2, que deverá ser visitado em breve. Segundo o coordenador, a ideia das visitas é colocar em prática o plano estabelecido para a comissão. “Nós queremos reestruturar a catequese em nossa diocese. Nestas visitas percebemos que muitos dos nossos catequistas não conhecem os documentos da Igreja que são próprios desta missão. Então apresentamos o Documento 107 da CNBB, que trata da Iniciação a Vida Cristã, e  também o Diretório Nacional de Catequese, que precisa ser a base de todo trabalho realizado nesta dimensão”, concluiu Pe Jorge.

SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE

Entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, a Comissão Bíblico-catequética promove o Seminário Diocesano de Catequese. As vagas são distribuídas em três (03) agentes por paróquia. As inscrições vão até o próximo dia 20 de agosto e são feitas através do email [email protected]

Pascom Diocesana com Pascom Serra Branca
Fotos: Pascom Serra Branca

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This