III Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Campina Grande

Atividades organizadas pelo Vicariato Episcopal para Caridade, Justiça e Paz celebram a Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Campina Grande

Uma programação especial com uma série de atividades organizadas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz está sendo preparada para a Jornada Mundial dos Pobres que acontece de 10 a 17 de novembro.

Neste ano, o Papa Francisco convida a Igreja a refletir a temática: “A esperança dos pobres jamais se frustrará”. Salmo 9, 19. Na Mensagem, o papa lamenta que: “a desigualdade gerou um grupo considerável de indigentes, cuja condição aparecia ainda mais dramática quando comparada com a riqueza alcançada por poucos privilegiados. Observando esta situação, o autor sagrado pinta um quadro realista e muito verdadeiro”.

Em Comunhão com o Santo Padre, as ações na Diocese de Campina Grande, desenvolvidas pelo Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz foram abraçadas pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que estará participando dessa jornada.

Na programação, Romaria com os Migrantes, Celebração com os moradores de rua, Mesa redonda no Teatro Municipal, o Jubileu dos 35 anos da Pastoral da Criança e os 15 anos da Pastoral do Idoso, e a celebração do Dia Mundial dos Pobres que será realizado no dia 17 de novembro.

Jantar com os moradores de rua

Na programação da III Jornada Mundial dos Pobres, o dia 12 será reservado para um Jantar com os moradores de rua, que será realizado na Capela Santa Madalena que fica na Feira Central, na Rua Capitão João de Sá, Nº 311.

Nesta Ocasião, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos estará junto aos moradores, onde celebrará uma Missa e em seguida jantará com os mesmos. Será um momento marcante, pois a presença do Bispo evoca um sinal de esperança e estímulo na revelação do rosto misericordioso de Jesus aos que mais precisam.

Tal gesto se configura como uma iniciativa de oração e partilha; ensinamentos deixados por Jesus Cristo que expressam proximidade e preferência da igreja para com aqueles que vivem à margem da sociedade, em condições de pobreza.

Mesa Redonda 

Na quarta feira, 13, será realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, uma mesa redonda com o tema da Jornada: “A Esperança dos Pobres jamais se Frustará.” Salmo 9, 19. Estarão debatendo os Bispos, Dom Limacêdo Antônio e Dom Dulcênio Fontes de Matos, além dos Padres, Sergio Leite e o Padre Assis.

Dom Limacêdo Antonio, é Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, ele responde pela Comissão para o Serviço de Caridade, Justiça e Paz do Regional NE 2 da CNBB.

O Dia Mundial do Pobre

A Jornada Mundial dos Pobres foi convocada pelo Papa Francisco, no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, e é um convite para levar esperança e conforto aos pobres, para que esses não se sintam privados da proximidade e da solidariedade humana.

Confira algumas atividades:
10/11 – Romaria com os Migrantes – Fagundes/PB
Abertura com a Missa às 6h – Paróquia São João Batista

12/11 – Celebração e Jantar para os moradores em situação de rua. –
Às 18h – Em frente à Capela Santa Madalena na Feira Central
Celebrante: Dom Dulcênio

13/11 – Mesa redonda – Teatro Municipal Severino Cabral
Às 19h30 – Tema: A Esperança do Pobre jamais se frustrará
Presenças: Dom Dulcênio, Dom Limacedo (Bispo referencial das Pastorais Sociais CNBB NE 2), Padre José Assis e o Padre Sergio Leite

14/11 – Encontro com todas as Pastorais Sociais, Instituições de Caridade e Setor da Juventude
Às 19h30 no Instituto São Vicente de Paulo
Presenças: Dom Antônio Carlos (Bispo de Caicó) e o Padre Rodolfo Lucena

16/11 – Jubileu dos 35 anos da Pastoral da Criança e os 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa
Pela manhã a partir das 8h no Santuário da Divina Misericórdia, bairro dos Cuités.

17/11 Celebração do Dia Mundial dos Pobres
Às 11h Santa Missa na Fazenda do Sol
Neste dia acontecerá Ação social em diversas paróquias na Diocese

Por: Ascom com informações Vicariato Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz


Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This