Padre Jefferson é empossado como Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Barra de São Miguel

Atualizado em 26/11/20 às 07:163 minutos de leitura582 views

O novo Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo, que fica situada na cidade de Barra de São Miguel, o Padre Jefferson Barbosa, foi empossado na noite desta quarta-feira (25), pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Solene concelebração Eucarística que reuniu familiares do Padre Jefferson, o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, demais sacerdotes, Diáconos e Seminaristas, autoridades locais e o povo de Deus daquela comunidade.

Com alegria Dom Dulcênio apresentou à comunidade o novo administrador paroquial, confiando-lhe as ovelhas daquela Paróquia, ao tempo em que pediu ao rebanho que também caminhasse junto ao padre em sinal de acolhimento.

Ao pregar o Evangelho, o Bispo refletiu sobre as perseguições que os cristãos sofrem, lembrou também que, a primeira perseguição quem sofreu foi o próprio Cristo e seus discípulos; animando à comunidade, o Bispo pediu que, independentemente da situação, os cristãos são chamados a se manterem firmes a sua fé, ao seu batismo, a Jesus.

"Já existem muitas perseguições contra a Igreja hoje em dia que tentam silenciar os cristãos e anular a força do Evangelho. Mas a cada um de nós Jesus diz: “Não tenhais medo. Sou eu”. Jo 6, 20. A perseguição é um meio excelente para purificação; por isso o Senhor o quer para os seus e por isso não nos devemos assustar demasiado, quando virmos que se levanta a perseguição contra a Igreja e seus fiéis, em diferentes partes do mundo", comentou.

Ao Padre Jefferson, o Bispo pediu que ele fosse exemplo de acolhimento, e lembrou que é por meio da acolhida que muitas pessoas são evangelizadas.

"Pe. Jefferson, hoje o Senhor assume sua primeira Paróquia, sua esposa; como pastor desse povo o Senhor deve ser exemplo de acolhimento. Sentimos a falta de pessoas que exerçam o ministério do acolhimento e que façam disso o seu trabalho de evangelização. Quantas pessoas poderiam ser evangelizadas só pelo acolhimento em nossas comunidades? Tornando sua paróquia acolhedora e, concretamente, acolhendo o fiel com feliz sorriso que lhe é próprio, você estará abrindo o seu coração para que Cristo se manifeste em cada um que bate às portas de nossas comunidades", disse.

Seguindo ritual próprio, a Missa de posse do Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo contou com momentos significativos; Dom Dulcênio entregou o Evangeliário ao Pe. Jefferson, confiando-lhe a missão do anúncio do Evangelho, pedindo zelo e obediência aos ensinamentos cristãos; além disso, o Padre recebeu simbolicamente as chaves da igreja em sinal de cuidado com aquela Comunidade, assim como, as chaves do Sacrário. O Sacerdote depois foi conduzido a Pia Batismal, ao confessionário, onde o Bispo lhe impôs a estola para a Confissão, indicando as funções pastorais que desempenhará.

A Paróquia de São Miguel Arcanjo faz parte da Forania Agreste I, tem sede na cidade de Barra de São Miguel, é composta por 10 comunidades que compreendem a zona rural e a zona urbana; a paróquia existe há 9 anos.

Por: Ascom

Fotos: Pascom da Paróquia de São Miguel.