Henrique Gustavo é Ordenado Diácono na Festa de Nossa Senhora das Dores

Atualizado em 15/09/20 às 16:224 minutos de leitura398 views

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, da cidade de Monteiro, viveu mais um momento ímpar em sua história na manhã deste dia 15, com a Ordenação Diaconal de mais um filho da Paróquia, Henrique Gustavo, que foi ordenado Diácono pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A Missa Solene de Ordenação foi concelebrada por vários padres da Diocese, reunindo também Diáconos e seminaristas que participaram no serviço litúrgico. Além dos familiares do jovem Henrique, estiveram presentes na Igreja Matriz algumas autoridades do município de Monteiro e fiéis devotos de Nossa Senhora das Dores; todos sob os cuidados sanitários, mantendo o distanciamento social e o uso de máscaras.

Neste dia em que a Igreja lembrou à memória festiva de Nossa Senhora das Dores, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, fez uma homilia votiva e contemplativa às sete Dores de Nossa Senhora. Destacando que as Dores de Maria começaram desde muito cedo, desde o mistério da Encarnação:

"O sofrimento de Maria, com e por Jesus, começou muito cedo, desde o mistério da Encarnação, mas, especialmente, quando ela o deu à luz. Não encontraram hospedaria, nem acolhida. E o Pai adotivo, São José, teve que procurar nas cercanias de Belém alguma gruta para abrigo. Coube ao Filho de Deus feito homem nascer num lugar onde os animais eram recolhidos durante a noite. É claro que o coração da Mãe deve ter sofrido muito com isso. Acompanhar nossa Senhora em todas as fases de sua vida terrestre, admirar os altos desígnios de Deus na pessoa sacrossanta de sua Mãe é sempre uma delícia para um coração devoto da Santíssima Virgem". Comentou.

Após meditar as Dores de Nossa Senhora, o Bispo voltou-se ao candidato ao Diaconato, Henrique, e a ele prestou todo incentivo e motivação a nova missão por ele assumida, de ser um ministro ordenado da Igreja, um servidor:

"As dores de Henrique Gustavo, enquanto seminarista, cessam com a ordenação diaconal e, em breve, com a sacerdotal. Porém, Maria está no céu e o Diácono Henrique, hoje, e em breve, Pe. Henrique, ainda está na terra; portanto, dores poderão surgir. No entanto, caríssimo Henrique, espero que você, animado pela graça de Deus, compreenda que as dificuldades sempre serão transformadas em trampolim para um amor maior. Você, como tantos outros na caminhada, e para seu Bispo, em especial, é aquela planta que o Senhor nos confiou para florescer e dar fruto. Tenho confiança que você, exercendo no momento seu ministério diaconal e, em breve, presbiteral, produzirá bons frutos". Disse.

E por fim, disse contar com o Neo Diácono para a missão evangelizadora, pedindo-lhe que não esqueça jamais de Nossa Senhora das Dores.

"De hoje em diante conto com você, meu colaborador imediato da graça e dispensador dos mistérios de Cristo. Você é motivo de júbilo para nossa Igreja particular de Campina Grande, que possui tão grande número de dedicados diáconos e sacerdotes, embora ainda sejam poucos. Conto com sua fidelidade, amor e dedicação à causa do Reino. E nunca se esqueça daquela que lhe acompanhou desde pequeno. Você hoje recebe o Sacramento da Ordem nesta tão cara Festa da Mãe das Dores. Nunca se esqueça dela. Sempre a chame para perto de você. Que a Virgem Maria acompanhe tua vocação e que o Bom Deus faça em ti, resplandecer a sua glória". Concluiu.

O Diácono Henrique foi designado para exercer suas ordens na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Serra Branca.

Sobre o Neo Diácono Henrique Gustavo Ferreira Leal é natural da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Ingressou no Seminário Diocesano de Campina Grande no ano de 2012, onde fez o curso propedêutico e em seguida filosofia e teologia. Durante seu período formativo realizou trabalhos pastorais na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro (Boqueirão-PB), no ano de 2015, na Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião (Bairro Alto-Branco) entre 2016 e 2017, depois na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Bairro Prata) entre 2018 e 2019. Em agosto de 2019, foi enviado para o primeiro período do seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Guia em Queimadas-PB, depois foi enviado para Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Serra Branca, onde reside atualmente. O seminarista Henrique Gustavo também é professor das disciplinas de Catecismo da Igreja Católica e Teologia Fundamental no Seminário Diocesano. Agora passará a exercer seu ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Serra Branca.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto