Harmonia Divina: O Coral da Imaculada Conceição

Atualizado em 03/11/19 às 17:372 minutos de leitura562 views
Quem costuma participar das Missas Solenes ou das grandes festas na Catedral, ou até mesmo acompanhar via transmissão da Rádio Caturité, certamente percebe uma diferença no arranjo sonoro isto acontece porque o Coral da Imaculada Conceição está em pleno serviço pastoral. Proporcionando uma harmonia divina e introduzindo ao espírito da Liturgia, o Coral da Imaculada Conceição têm sido um aporte favorável nas celebrações mais solenes, a exemplo deste domingo, onde a igreja celebrou a Solenidade de Todos os Santos, e o Coral participou "cantando a Missa". De acordo com o Pároco da Catedral, o Padre Luciano Guedes, há um ano está sendo feito o serviço do canto coral na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O grupo está sob a direção técnica do Professor Jeferson e coordenação de Franco Júnior é Gorete Ribeiro. O objetivo do trabalho é acolher as pessoas para o serviço do canto na celebração da Sagrada Liturgia. As grandes festas e solenidades do ano litúrgico recebem a participação do Coral.  Com a determinação e empenho de todos cada vez mais cresce e se consolida o grupo. Ganha o Povo de Deus e a oração de toda a assembleia que celebra a Santa Missa com o auxílio e a beleza do canto bem executado. Escolha do Hino da Padroeira Dia 05 de novembro haverá júri sob a coordenação do Padre Luciano e Comissão Diocesana de Liturgia para escolher o Hino Oficial da Padroeira de Campina Grande, a Imaculada Conceição. Durante este ano de 2019 chegaram oito propostas de compositores e músicos de nossa Diocese. Foi lançado edital para essa finalidade e agora se fará a seleção.  Logo teremos um Hino que servirá para os louvores da Virgem Imaculada; de maneira especial na Festa que comemora os 250 anos de fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Catedral Diocesana). A Música Sacra O Capítulo VI da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, texto do Vaticano II, voltado a tratar da sagrada Liturgia, aborda a Música Sacra. No parágrafo 112 vai dizer: "A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene."
Por: Ascom com informações, Padre Luciano Guedes
Fotos: Pascom Catedral