Foranias Cidade Sul e Oeste se reúnem para encontro sobre OVS e Ano Pastoral da Esperança

Postado em 27/02/21 às 16:203 minutos de leitura377 views

Os Padres, Diáconos e sobretudo, os agentes envolvidos com a Obra das Vocações Sacerdotais, OVS, das Foranias Cidade Sul e Oeste, estiveram reunidos na manhã deste sábado (27), junto ao bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos para a primeira prestação de contas da OVS.

O encontro foi realizado no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Catolé, e a o momento também foi oportuno para a apresentação do Ano Pastoral da Esperança, feito pela Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, na pessoa do Romênia Moura e de Raphael Cavalcante.

Sobre a OVS

O Bispo, desde o dia 10 de fevereiro, tem ido às foranias para fazer a prestação de contas e agradecer aos esforços empreendidos pelos clérigos e leigos que animam a Obra das Vocações Sacerdotais. Desta forma, as Foranias Sul e Norte, da cidade de Campina Grande, tiveram este encontro e tomaram conhecimento dos números que suas paróquias tem levantado em prol da OVS.

Com uma palavra de agradecimento, e com a leitura da carta sobre a OVS, o Bispo têm situado e conscientizado os fiéis na importância de continuarem empenhados nesta missão de manterem o Seminário de Campina Grande.

“Graças as ajudas dos colaboradores da OVS, nós estamos conseguindo ter um caminhar mais tranquilo, no nosso seminário diocesano”, comentou dom Dulcênio. Dom Dulcênio falou ainda da alegria em receber mais 10 seminaristas no Seminário Propedêutico, lembrou que este ano 4 seminaristas que estão em estágios pastorais serão ordenados; para tanto falou da importância em investir na formação dos padres e em manter tudo em ordem no Seminário Diocesano.

Ano Pastoral da Esperança

Como forma de ganhar tempo na apresentação do Ano Pastoral da Esperança, a Comissão Diocesana para a Animação-Bíblico Catequética, responsável por animar este ano, tem aproveitado as ocasiões em que o Pastor Diocesano reúne as Foranias para também deixar a par o que se trata, quais os objetivos e metas do Ano da Esperança.

Sendo assim, Romênia Mouras e Raphael Cavalcante (membros da comissão), expuseram como se dará a vivência pastoral, quais os objetivos a serem alcançados e como as paróquias e comunidades podem propagar este ano em que a Diocese contempla o pilar da Palavra e da Catequese.

“Devemos dá ênfase em nossas paróquias a catequese, para que dessa forma, os catequistas anunciem o cristo, que é o centro da Catequese, como nos relata o catecismo da Igreja, e os cristãos conheçam ainda mais a igreja e entendam o que estão vivendo e celebrando”, disse Raphael. Por fim, Romênia colocou a Comissão a disposição das Paróquias e Foranias: “Nós, aqui representando a nossa comissão, nos colocamos inteiramente a disposição de todos, para a divulgação e propagação deste Ano da Esperança, bem como pedimos a ajuda de todos, na análise e estudo do Diretório Diocesano dos Sacramentos, para que ele possa ter o rosto da nossa diocese”. Por: Ascom | com apoio na matéria, Raphael Cavalcante Fotos: Joaquim Urtiga