Fé e Devoção: Bispo de Campina Grande celebra Missa no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Atualizado em 08/09/20 às 16:562 minutos de leitura393 views

Nos 270 anos de fé da Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, hoje Santuário, na cidade de São João do Cariri, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, celebrou Missa solene da Natividade de Nossa Senhora, e foi acolhido com muita alegria pelo Reitor do Santuário, Padre Assis Meira.

Presentes também, alguns Sacerdotes da Forania do Cariri I, os seminaristas que ajudaram na liturgia, além dos fiéis devotos, que participaram com devoção tomando os cuidados necessários de segurança sanitária.

Neste dia festivo para a Igreja, a liturgia aponta a Festa da Natividade de Nossa Senhora, e o Bispo refletiu sobre a predileção de Deus para Maria. Ensinou que, em Maria, se cumpriu a vontade divina, ao explicar a história da salvação narrada pela bíblia, desde o livro do Gênesis até os Evangelhos.

“Deus estava apaixonado pela Sua mais perfeita criatura, escolhendo-a para Sua Mãe dentre todas as mulheres de todos os tempos e lugares. O amor profundo de Deus por Maria é expressado pela saudação que Ele, na voz do Arcanjo Gabriel, faz àquela que escolheu: "Ave, cheia de graça! O Senhor é contigo”; querendo dizer: "Aquele a quem, desde sempre, encheste os olhos, enche, inteiramente, o teu coração, tua vida, e, agora, o teu ventre”. Disse.

Lembrando dessa predileção divina por Maria, Dom Dulcênio mencionou uma das frases poéticas de Santo Agostinho, que enobrece à Virgem Maria:

“Diante desta escolha e reserva de Maria, a Imaculada, Santo Agostinho quer dizer que, juntando todas as águas, Deus fez o mar, e, juntando todas as graças, Ele fez Maria, criatura perfeita que, desde sempre nos planos divinos, encheu os olhos de Deus”. Parafraseou o Bispo.

Traçando o episódio da saudação de Isabel à Maria, o Bispo ensinou que tal encontro, fez Isabel reconhecer quão grandiosa era a sua prima: “ É como se quisesse dizer: "Sei que tudo o que és, Maria, vem de Deus. Não sou digna de contemplar a tua fulgurante beleza, que é de Deus". Disse.

Por fim, o Pastor Diocesano pediu aos fiéis que se esforçassem para serem parecidos com a Virgem Maria, ao tempo em que pediu proteção a Virgem dos Milagres.

“Que, parecidos com a Virgem Maria, enchamos do brilho da alegria os olhos de Deus, que nos criou para a beleza do Céu, e nos agraciou com a integridade batismal. Que nos esforcemos em não arruinar a nossa alma pelos pecados. Que a Virgem-Menina nos ajude com o seu exemplo e a sua proteção”. Concluiu.

Ao final da celebração, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, Padre Assis Meira, agradeceu a presença do Bispo e dos demais padres que participaram. Já o Bispo, agradeceu a cordialidade e, de prontidão, também agradeceu os esforços que a comunidade paroquial tem feito perante a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais).

Por: Ascom Fotos: Pascom do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres