Esposas dos Diáconos Permanentes realizam encontro virtual

Nesta última quarta-feira (26), as esposas dos Diáconos Permanentes da Diocese de Campina Grande realizaram um encontro virtual para formação, mediado e conduzido por Cinthia (esposa do Diác. Marcelo Eufrásio).

Iniciado com um momento de oração e partilha, deram prosseguimento aos trabalhos com a leitura do texto com o tema: A diaconia da mulher, extraído do livro, O diaconato permanente – perspectivas teológico-pastorais, que tem como autor: Valter Maurício Goedert.

Foi feito um breve estudo histórico sobre o ministério da diaconia exercido pelas mulheres com o advento do cristianismo a partir da sua presença na igreja primitiva, em que passaram a acompanhar o desenvolvimento das várias igrejas, colocando-se a serviço de todos.

Nesse sentido, as mulheres exerciam a diaconia oficialmente reconhecida a partir do ofício da caridade, da hospitalidade semelhante àquele realizado pelos diáconos, ajudavam as mulheres a se preparar para o batismo e visitavam as famílias cristãs e pagãs.

Por conseguinte, foi encaminhada a reflexão sobre o papel da esposa do diácono em sua diaconia, partindo do pressuposto que conferir a ordem diaconal à mulher não é necessário para valorizar as funções que ela vem assumindo na igreja doméstica e pastoral. Cada uma pôde apresentar suas e experiências e expectativas.

Por: Cinthia (esposa do Diác. Marcelo Eufrásio).
Fotos: Comissão Diocesana do Diaconato permanente