Escola de Fé e Política

Atualizado em 25/06/19 às 12:114 minutos de leitura365 views

Escola Diocesana de Fé e Política “Dom Manuel Pereira”

Diocese de Campina Grande

Apresentação A Escola Diocesana de Fé e Política “Dom Manuel Pereira” tem como missão: Contribuir para a formação sociopolítica de lideranças, à luz do evangelho, da doutrina social da Igreja, com o auxílio das ciências sociais e da filosofia.   Objetivos específicos: 1° Promover curso de Fé e Política; 2° Ser um espaço permanente de análise de conjuntura; 3° Estabelecer articulação com a Escola Regional de Fé e Política “Pe Humberto Plummen”, e com o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” da CNBB; 4° Fortalecer a formação sociopolítica e a participação do agente pastoral envolvendo a sociedade civil; 5° Contribuir na reflexão e difusão do Ensino Social da Igreja, na perspectiva da Opção Preferencial pelos Pobres; 6° Dialogar e estabelecer parcerias com as organizações e movimentos da sociedade civil; 7° Articular a dimensão Latino-americana;   No momento atual de descrença na política e nas instituições democráticas e de pouca participação da sociedade civil; sentimos a necessidade de fazer da  Escola de Fé e Política um espaço de reflexão, análises e estudos. Essa entidade se faz urgente para fomentar a atuação dos segmentos sociais e contribuir na formação dos/as cristãos e cristãs engajadas (os) nos meios sociopolítico e religioso.   Por que Dom Manuel Pereira?  Pela importância de sua história, como pioneiro do trabalho sociopolítico realizado na diocese de Campina Grande a partir do Concílio Vaticano II e durante o regime militar. Nesse período criou a Comissão Diocesana de Justiça e Paz, a Comissão de Cidadania, apoiou a formação dos sindicatos de trabalhadores rurais e as denúncias do grupo mão branca. Dom Manuel estava muito envolvido com a renovação da Igreja e com seu engajamento na luta pela justiça. Esse tempo marcou uma nova etapa na vida da Diocese   Metodologia  Promover uma formação participativa, envolvente, dialógica no horizonte da educação popular. Esse processo formativo estará em consonância com a metodologia do Ver, Julgar e Agir, reafirmada na Conferência de Aparecida realizada em 2007.   Curso de Formação Fé e Política 2017.   Objetivo do Curso:  Formar lideranças para a missão política, ajudando-os a se capacitarem para agir no vasto campo da sociedade e a disseminarem a Ética e o compromisso com os pobres.   Destinatários Agentes de Pastoral das Paróquias, Pastorais Sociais, PJs, movimentos de jovens, CEBs, comunidades, movimentos eclesiais e organismos, Novas Comunidades; Lideranças de movimentos sociais, ONGs, sindicatos, conselhos de políticas públicas, estudantes, partidos políticos, vereadores e ocupantes de cargos públicos.   Inscrição para o curso Fé e Política 2017  O curso está organizado em seis módulos, com duração de um ano. Cada módulo corresponde a dois meses, dividindo a temática em duas etapas. - O investimento é de quarenta reais por mês. Estes valores cobrem material do curso, apostilas, refeições (lanches e almoço no local do curso), assessorias. - As inscrições podem feitas neste link >>> https://goo.gl/71iTgB - Informações através do e-mail escolafeepolitica.cg@gmail.com, com Roberto Jefferson- 83 99338-6317, Carmem 83 98778-2881, Nadine – 83 98811-2333, Pe Benedito - 83 993060202. - As aulas acontecerão no terceiro sábado de cada mês, (excepcionalmente no mês de abril será no último sábado e no mês de julho no segundo e terceiro sábado) no horário de 08h15min as 17h00min, no Seminário Diocesano – Rua Estelita Cruz, 307 – Ato Branco, Campina Grande-PB. - Ao final do curso, cumprindo no mínimo 75% da carga horária, será conferido o certificado de conclusão do curso.   Curso de Fé e Política – 2017/Temática 1º Módulo: 1° Etapa - Conceitos e a relação entre Fé e Política. Data: 29 de abril 2° Etapa: Teorias da Dominação e da Resistência. Data: 20 de maio    2º Módulo: 1º Etapa – Política: Conceitos e aplicações. Data: 17 de junho  2° Etapa: Capitalismo Contemporâneo, Políticas Públicas e Controle Social. Data: 08 de julho   3º Módulo: 1° Etapa: Mundos do Trabalho Urbano e Rural Data: 15 de julho 2° Etapa: Economia Solidária e Reformas Trabalhista e Previdenciária Data: 19 de agosto   4º Módulo: América Latina; 1° Etapa: Contexto Histórico, Processos de Integração. Data: 16 de setembro 2° Etapa: O Nordeste como questão Data: 21 de outubro   5º Módulo: 1° Etapa: Introdução à Doutrina Social da Igreja, Opção Preferencial Pelos Pobres, Pastoral Social. Data: 18 de novembro  2° Etapa, Emergência da Consciência Ecológica, Laudato Si, Experiências de Agroecologia. Data: 02 de dezembro   6º Módulo: Ecumenismo, o Reino e a Política, avaliação e confraternização. Data: 16 de dezembro.