Equipe Diocesana de Campanhas realiza formação sobre a CF 2019

Neste sábado (23), a Equipe Diocesana de Campanhas, que tem como coordenador o Pe. Saulo Rodrigues, promoveu uma manhã de estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2019, no salão Paroquial da Catedral Diocesana.

A formação reuniu representações paroquiais para refletir o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), além de discutir as linhas de ações para o desenvolvimento da CF nas paróquias.

Dividido em três momentos: “ver”, “julgar” e “agir”, o encontro contou com a assessoria do Pe. Saulo Rodrigues, do professor de história Arthur Lima, e do jornalista Anchieta Araújo.

Na primeira parte, Arthur Lima, trouxe um histórico das últimas Campanhas da Fraternidade, mostrando como os temas já abordavam questões de políticas públicas, através do compromisso cristão para com os mais necessitados. O professor falou sobre a necessidade de se estar atento às políticas públicas, buscando contribuir com ações que garantam o direito do cidadão, bem como aproximar àqueles que precisam de Deus. “Nossas ações não devem ser só por assistência, mas por primeiramente aproximar o outro de Deus”, ressaltou.

Na sequência, o Pe. Saulo Rodrigues, trouxe para a reflexão o lema da campanha: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), onde analisou diante da leitura de Isaías, como estamos agindo frente às situações políticas do país. O padre lembrou que o objetivo da Campanha da Fraternidade é despertar uma maior participação popular, para que, através deste engajamento, todos tenham esperança para ir em busca dos direitos estabelecidos.

Encerrando o momento, Anchieta Araújo mostrou as pistas de ações que a campanha oferece para que todos o cidadãos possam agir na busca dos seus direitos e do próximo, usando como referência o Evangelho, o testemunho de Jesus e a doutrina social da própria igreja. “Precisamos agir, as pistas estão aí, nós precisamos sair do comodismo e fazer as coisas. As campanhas da Fraternidade sugerem ações concretas. E é muito importante que façamos ações concretas. As pistas que são colocadas nos incentivam a caminhar”, disse.

O lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Campina Grande acontece no dia 14 de março, às 9h, na Fazenda do Sol.

Informações: Thiago Albuquerque
Fotos: João Saraiva/Pascom Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This