Encontro Regional: Diretores Espirituais do ECC se reúnem em Campina Grande

Atualizado em 24/09/19 às 18:252 minutos de leitura486 views
Durante os dias 23 e 24 estiveram reunidos no Garden Hotel em Campina Grande, em torno de 170 Diretores espirituais do ECC do Regional NE 2 da CNBB onde participaram do 7ª Encontro para os Diretores Espirituais do ECC.  Com a presença do Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa, no estado de Goiás, os participantes aprofundaram as discussões acerca do Serviço do ECC, no tocante a implantação os objetivos pastorais. Presentes também no encontro, toda a comissão Regional e o Secretariado Nacional de Brasília, que destacou a humildade na forma como se deu todo o encontro. Com representação das 21 dioceses do Regional Nordeste II, os participantes tiveram momentos de estudo, palestras, momentos de confraternização e de oração. Em uma das palestras, Dom Adair falou sobre a Missão do Diretor Espiritual, e destacou o indispensável papel que os diretores têm junto as equipes de ECC. Já nos estudos, discutiram as palestras que são ministradas durante o encontro do ECC. A Diocese de Campina Grande esteve representada com cerca de 17 Padres, todos eles acompanham o serviço do ECC em suas respectivas Paróquias.  Atualmente o Diretor espiritual na Diocese de Campina Grande é o Padre Romualdo Vieira de Lima. E na manhã desta terça-feira, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu Missa no encontro deixando suas palavras de incentivo e acolhida a todos, bem como, cumprimentou com alegria o seu irmão no Episcopado, o Dom Adair que concelebrou a Missa. O 7º Encontro com os Diretores Espirituais do ECC é um momento de Formação anual e Permanente destinado ao Clero, sobretudo, aos que acompanham em suas Paróquias o Serviço do ECC. O ECC  O Encontro de Casais com Cristo, surgiu em 1970 na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo. Seu fundador foi o Padre Alfonso Pastore, auxiliado por alguns sacerdotes e seminaristas, que tinha como objetivo principal o de procurar casais afastados da Igreja, amá-los e posicioná-los na comunidade, através da sua integração na pastoral paroquial.  O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB). Entende-se ainda que o ECC é um “Serviço-Escola” da Igreja, em favor da evangelização das famílias, feito por casais, para casais que vivenciam o Sacramento do Matrimônio, com o auxílio, a participação e a motivação do Diretor Espiritual.
Por: Ascom
Fotos e informações: Padre Alexandre Moreira