Encontro Diocesano da Pascom reúne dezenas de comunicadores

Pastoral da Comunicação encerra atividades pastorais
neste ano de 2019 com Encontro Diocesano

O Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação aconteceu neste sábado (14) no Centro Pastoral da Igreja do Rosário, no bairro da Prata. A ocasião reuniu mais de 50 agentes das Pascom’s das Paróquias e Comunidades. O Encontro foi marcado por palestras, debates e oficinas.

Tendo sua abertura às 08h30 da manhã com uma Missa que foi presidida pelo Coordenador Diocesano da Pascom, o Padre Márcio Henrique, os comunicadores começaram o dia abastecidos com o Pão da Vida e em seguida participaram da Palestra que foi ministrada pelo Jornalista Felipe Valetim.

Valetim trouxe em sua abordagem a temática da Carta do Papa Francisco para as Comunicações Sociais, que foi celebrada este ano: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Além de trazer dinâmicas, o jornalista destacou a importância da Comunicação em favor dos que mais precisam, conscientizando que cada um é capaz de também desenvolver ações que aproximem uns dos outros em prol do bem comum.

Ainda no turno da manhã, João Saraiva, Articulador e membro da equipe diocesana, conversou com os agentes trazendo ideias e direcionando caminhos para uma melhor comunicação entre as equipes junto à Pascom Diocesana.

No turno da tarde, os comunicadores participaram das oficinas que foram distribuídas em seis, sendo elas: Fotografia Religiosa: técnicas e estratégias para o registro perfeito; Evangelização virtual: estratégias para o anúncio da palavra através das redes; Rádio evangelização: formas de difusão da Palavra de Deus pelo Rádio; Criação Gráfica: o Flyer ideal para cada tempo litúrgico – cores e formatos; Produção de Vídeo: dicas para comunicar o sagrado através do áudio e vídeo; e Comunicação Cognitiva: orientações para perder o medo de falar e se portar em público.

Para o Seminarista Ademar Junior, estagiário na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Prata, no Cariri, mesmo estando em pastoral de férias, veio ao encontro e participou da formação: “Eu achei excelente tudo o que foi apresentado, desde a palestra com o jornalista Felipe, até às oficinas onde pudemos aprender bastante, foi excelente!” Afirmou. O Seminarista Ademar, acompanha o grupo de Pascom na Paróquia em que presta serviço pastoral.

Por fim, o Padre Márcio encerrou o encontro com a oração de Nossa Senhora da comunicação e agradeceu a presença de todos, destacando a participação de agentes que vieram dos lugares mais longínquos da Diocese.

 

Por: Ascom
Fotos: Comunicadores

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This