Encerramento do mês de maio: Dom Dulcênio reza o Terço e realiza a Coroação de Nossa Senhora

Atualizado em 01/06/20 às 06:143 minutos de leitura392 views

Em um momento inédito, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, realizou no início da noite deste domingo (31) o encerramento do mês de maio, com a recitação do Santo Terço e a Coroação de Nossa Senhora. O Momento foi realizado na Catedral e transmitido pelas redes socais, e por uma cadeia de rádios que manteve sintonia com a Rádio Caturité.

O momento Mariano se deu em três partes, a recitação do Terço, a homilia e a Coroação Solene da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. Na recitação do Santo Terço, o Bispo, juntamente com o Padre Luciano, o Diácono Ricardo e os seminaristas meditaram os mistérios gloriosos e, como intenção, rezaram pela humanidade pedindo o fim da pandemia.

O Evangelho proclamado pelo Diácono Ricardo foi o de São Lucas, que narra o trecho da Anunciação do Anjo Gabriel à Maria. Nesse sentido, o Bispo falou sobre a importância de Maria na fé do cristão católico:

"A nossa fé não pode vacilar, temos a nosso favor, Maria Santíssima, fiel intercessora. Todos nós que experimentamos a insegurança, o sofrimento causado pela presente pandemia, a fé em Deus e em Maria como aquela que acreditou, faz-se mais que necessária, sendo o principal elemento vital para a humanidade". Disse Dom Dulcênio.

"Como sucessor dos Apóstolos, como Bispo, como Pastor Diocesano, recorro com humildade a Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, para que ela interceda por nós pecadores neste tempo de pandemia. Maria rogai por nós, que recorremos a vós!" Suplicou o Bispo, rezando por todo o povo de Deus.

Discorrendo sobre a grandeza de Nossa Senhora, o Pastor Diocesano falou sobre o enobrecedor papel de Maria na condição de intercessora junto ao seu Filho Jesus. Citando o Bispo americano Fulton Shenn, Dom Dulcênio agregou em sua homilia os ensinamentos sobre a Mãe de Deus:

“Maria nos ajudará. Basta que nós Lhe supliquemos. Não existe uma só alma infeliz, um só pecador no Mundo que chame Maria, sem que Ela responda com misericórdia. Todos aqueles que A invocam verão curadas as feridas de suas almas". Citou.

E por fim, reiterou que Maria é a Onipotência Suplicante: "Recorrer aos rogos do patrocínio de Nossa Senhora, tal como o fazemos, naturalmente, chamando-a Perpétuo Socorro, é reconhecer a Onipotência Suplicante que é. Como escutei de alguém certa vez: Maria é todo-poderosa em pedir a Deus. E isto é verdade!". Concluiu sua homilia.

A Solene Coroação

Outro momento significativo, desta noite, foi a Solene Coroação que aconteceu após a homilia. Dom Dulcênio diante da imagem de Nossa Senhora da Conceição, incensou e rezou entregando todas as necessidades da humanidade.

A Cadeia de Rádio e as Redes Sociais

Rezando pelos meios de comunicação social, milhares de fiéis acompanharam o sublime momento de coroação; uma cadeia de rádio foi montada abrangendo todo território diocesano, e estiveram retransmitindo o sinal da Rádio Caturité, emissora geradora, as rádios: Sumé FM, Serra Branca FM, Pocinhos FM, Cidade Esperança, Cariri FM, Campina FM, Pirauá FM e Cuité FM. Ademais, o Facebook da Diocese e as mídias da Catedral também transmitiram o momento chegando a registrar números de internautas interagindo e acompanhando.

Por: Ascom
Fotos: Joaquim Urtiga