Encerramento da Semana Missionária 2020 – Vida Missionária na Diocese

Na última entrevista da SEMANA MISSIONÁRIA 2020, o Pe. João Afonso da Silva – Coordenador Diocesano de Pastoral – fala, em nome da Igreja Particular de Campina Grande, sobre e para a missionariedade da Casa de Formação São João Maria Vianney.

DESPERTAR O ESPÍRITO DE BOM PASTOR

O Coordenador Diocesano de Pastoral inicia sua fala explicando o que é e como funciona a práxis da dimensão pastoral, presente no processo formativo do Seminário. Explicando as etapas de contemplação (vivida pelos jovens que estão no chamado período Propedêutico), inserção (vivida pelos que estão cursando os cursos de filosofia e teologia) e estágio (vivida pelos seminaristas que estão findando o curso de teologia e iniciando o processo de admissão às ordens), o Padre Afonso explica que isso favorece à interrelação entre o Seminário e a Igreja Diocesana, pois é “uma forma da Diocese conhecer seus seminaristas. (…) E, consequentemente, o seminarista vai (…) desenvolvendo suas habilidades pastorais.” Ainda segundo o sacerdote, essa experiência pastoral tem por objetivo o despertar da vivência de pastoreio e do espírito do Bom Pastor: “para Diocese, isso é muito importante, porque a gente precisa de pastores.”

PASTORAL DE FÉRIAS

Expondo essa inovadora ideia missionária proposta pelo Bispo diocesano Dom Dulcênio e aderida pelo Seminário, o Padre João Afonso aponta que ela “não é uma pastoral para ‘se fazer coisas’! É uma pastoral de convivência, um momento oportuno, (…) especial, de convivência (…) e com um agravante importante, vamos dizer assim: é justamente a presença dos formadores – sobretudo do Bispo – que vai conviver com eles (…)”.

AGRADECIMENTOS

Em nome da Diocese de Campina Grande, o Coordenador de Pastoral traz, por fim, suas palavras de agradecimento ao corpo formativo do Seminário por proporem aos seminaristas a presença viva entre o povo diocesano. E dirigindo-se aos seminaristas da Casa de Formação, o padre deixa suas palavras de incentivo vocacional, apontando o modelo espiritual de vida missionária no carisma diocesano.

SEMANA MISSIONÁRIA – COMISE

No fim da entrevista, o COMISE deixa uma mensagem especial a todos os que acompanharam a SEMANA MISSIONÁRIA 2020, como uma forma de agradecimento pelo apoio e a abertura a essa ação missionária inovadora e inspiradora aos que se dedicaram a demonstrar que, independente das situações advindas, não se pode deixar enfraquecer o ardor missionário da vida cristã.

Informações: COMISE

Confira a entrevista:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This