Em Massaranduba, Bispo celebra a Festa de Santa Teresinha

Postado em 01/10/20 às 21:453 minutos de leitura437 views

Neste dia festivo para toda Igreja por celebrar a Festa de Santa Teresinha do menino Jesus, a Comunidade paroquial de Massaranduba, que tem como Padroeira a Santa Flor do Carmelo, celebrou com júbilo, acolhendo na ocasião o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Missa festiva ocorrida na tarde desta quinta (01), na Igreja Matriz de Santa Teresinha.

A Missa foi concelebrada pelo Padre Alexandre Moreira, contando com os serviços litúrgicos dos Diáconos Permanentes Gledson e Ricardo e o apoio dos Seminaristas. Frente às medidas de segurança impostas pela pandemia, a festa deste ano aderiu à novos formatos, a saber, dos serviços de drive thru, além de toda orientação e assistência prestada pela Paróquia, no tocante aos cuidados sanitários.

O encerramento da Festa de Santa Teresinha marcou também a investidura de 21 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, realizadas por Dom Dulcênio.

O convite da liturgia deste dia, diz respeito ao chamado que o Senhor faz a cada um em particular e os envia em missão: Ele escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois. Foi sobre a necessidade da evangelização, do anúncio da Boa Nova, que o Bispo de Campina Grande pregou; e fez menção também ao mês das missões, iniciado hoje e que tem por padroeira, Santa Teresinha.

"A vocação de cada discípulo de Jesus nunca foi fácil, não devemos desanimar! Antes somos chamados a anunciar a todos: “A paz esteja nesta casa!” E o que deve nos motivar é saber que o nosso redentor está vivo. São muitos os que necessitam de evangelização! São muitos os que não conhecem Deus nem os desígnios de Deus, que são os desígnios da salvação! Essa é a messe do campo do Pai celestial", explicou.

Conforme relato do Evangelho segundo Lucas, proclamado hoje, ao preparar seus discípulos para a missão, Jesus os advertia que “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”. Acerca desse trecho Dom Dulcênio refletia:

"Hoje, mais do que nunca, necessita-se de apóstolos e de profetas que nos falem de Deus e nos falem em nome de Deus; o mundo necessita de quem lhe mostre o caminho da verdade! Necessita-se de mais operários, que façam a colheita da messe! Necessita-se de homens que se entreguem à implantação do Reino neste mundo! Homens que não pensem em si mesmos e, por sua vez, vivam para os outros! Homens que não busquem suas conveniências pessoais, mas o bem espiritual de seu próximo! Homens que estejam dispostos a sacrificar-se, a imolar-se, a morrer por Cristo, como o próprio Cristo morreu por nós! Tudo isso atrai para si o odor da santidade, como também transmite aos outros".

Na segunda parte de sua homilia, o Bispo dedicou-se a falar da vida e da santidade de Santa Teresinha, a jovem carmelita que na simplicidade, levando uma vida despojada e tendo um amor sem limites por Jesus, ensinou às gerações de seu tempo, que só Deus basta.

"O segredo da santidade de Teresinha do Menino Jesus está na perfeita harmonia das virtudes que lhe adornaram a alma e a tornaram tão agradável aos olhos de Deus. São: a humildade e a simplicidade, a abnegação de si própria levada até o heroísmo, o espírito de sacrifício, um amor sem limites a nosso Senhor e uma confiança sem reservas em Deus. Como não há nada de extraordinário na vida desta santa carmelita, seu exemplo é perfeitamente imitável por todos que seriamente querem a salvação de sua alma", comentou. Uma das grandes características de Teresinha, é que tudo ela fazia por amor, foi no amor e por amor, que ela anunciou o Reino de Deus: "O Reino de Deus está dentro de cada um de nós, é onde reina verdadeiramente o amor! O amor a Deus e o amor ao próximo, a exemplo de Santa Teresinha. O Reino de Deus foi algo de Santa Teresinha, é algo meu e é algo seu!”, concluiu, Dom Dulcênio.

Por: Ascom Fotos: Pascom de Massaranduba