Em Alagoa Nova-PB: Festa de Santa Ana será realizada de 19 a 26 de julho

Atualizado em 16/07/20 às 23:443 minutos de leitura654 views

Neste ano de 2020, marcado pela pandemia do coronavírus que ainda estamos vivenciando, a Festa de Santa Ana acontecerá de uma forma diferente, tendo as celebrações eucarísticas uma restrita quantidade de fiéis; no entanto, todas as noites as Missas serão transmitidas ao vivo, pelo Youtube da Mix Web TV e pelo Facebook da Paróquia de Santa Ana.

Seguindo os protocolos e as medidas de segurança sanitária, os fiéis que desejarem participar das celebrações, precisam agendar no telefone da secretaria paroquial. A cada noite, a comunidade paroquial acolherá um padre que estará celebrando nos festejos.

Frente aos desafios impostos, a Paróquia resolveu trazer como novidade a transmissão de Lives com atrações musicas associadas a quermesse em forma de delivery ou drive thru, bem como o tradicional desfile dos netos e netas de Santa Ana.

Outra programação bem tradicional da festa é o jantar de Santa Ana, que esse ano será um almoço, também realizado em forma de delivery ou drive thru, no dia 26/07; no decorrer da festa, os animadores irão explicar como vai funcionar esse sistema. Com certeza será fácil e muito simples participar: as fichas serão vendidas e, quem desejar, faz o contato pelo telefone da secretaria, solicitando o almoço, e receberá em casa, ou se preferir, no formato de drive trhu, isto é, um serviço de vendas, onde o cliente não precisa sair do carro.

De acordo com o Padre Jorge, Pároco de Alagoa Nova, celebrar a Padroeira Senhora Santa Ana é sempre motivo de muita alegria para toda comunidade católica:

“É uma oportunidade riquíssima de renovar a nossa Fé em Jesus Cristo - Pão vivo descido do Céu. Neste ano, de modo especial, é também motivo de redescobrir que a nossa fé tem o poder de transpor barreiras e construir pontes que ligam realidades novas, ou seja, mesmo em meio as dificuldades que enfrentamos com a pandemia causada pelo Coronavírus, nos mantemos unidos pelos laços da oração, da partilha, da caridade. Que Santa Ana interceda por nós a Jesus Cristo!”. Destacou.

Para agendar sua participação na festa, basta enviar mensagem de texto no WhatsApp da Paróquia no seguinte número: 9 8117-5359. Envia o nome e o dia que quer participar. Outro contato para o agendamento é o número da Secretaria paroquial que funciona em horário comercial  (83) 3365-1120.

Acesse e fique por dentro: https://www.facebook.com/paroquiadesantaanaan Confira o recado do Padre Jorge https://www.facebook.com/paroquiadesantaanaan/videos/2727214957551552
Com informações Raphael Cavalcante - Agente Paroquial
Histórico Santa Ana

Santa Ana ou Sant'Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela era esposa de um santo: São Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

Santa Ana se casou jovem como toda moça em Israel naquele tempo. A tradição diz que São Joaquim era um homem de posses e bem situado na sociedade.  Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”.

A devoção a Santa Ana e São Joaquim é muito antiga no Oriente. Eles foram cultuados desde o começo do cristianismo. No século VI a devoção a eles já era enraizada entre os fiéis do Oriente. No Ocidente, o culto a Santana remonta ao século VIII.

No ano de 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho. Na década de 1960 o Papa Paulo VI juntou a esta data a comemoração de São Joaquim. Por isso, no dia 26 de julho comemora-se também o “Dia dos Avós”.

Santana é a padroeira dos avós. Mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. Santana é também a padroeira da educação, tendo educado Nossa Senhora e influenciado profundamente na educação de Jesus.