Dom Manoel Delson celebra 10 anos de ordenação episcopal

Atualizado em 25/06/19 às 11:572 minutos de leitura466 views
No dia 24 de setembro, o bispo diocesano de Campina Grande comemora seus 10 anos de vida episcopal. Dom Manoel Delson foi ordenado bispo na Igreja de Santo Antônio,  Arquidiocese de Feira de Santana (BA), em missa presidida por Dom Geraldo Majella, Cardeal, Arcebispo de São Salvador.  A Celebração será no dia 29 de setembro, data em que a diocese de Campina Grande comemora os 4 anos de sua posse como bispo local. A Missa será no Seminário São João Maria Vianney às 17h e contará com a presença de bispos do regional Nordeste 2, todo clero diocesano e familiares do homenageado. Quando perguntado sobre como avalia estes 10 anos de vida episcopal, Dom Manoel Delson sempre cita uma frase de São Francisco de Assis: “O que tenho de meu, são meus pecados. Tudo mais é graça de Deus”.  Ele se refere à sua missão na Igreja como um grande presente e se diz feliz com tudo o que tem vivido. “Tenho sido muito feliz nestes últimos 10 anos e agradeço a Deus tudo o que pude fazer pela Igreja. Não olho para minhas falhas e minhas fraquezas porque confio na graça daquele que me enviou e me escolheu para pastorear o Seu povo, primeiro em Caicó (RN) e hoje em Campina Grande”, disse.   DE FREI A DOM frei_bispo10Manoel Delson ingressou na vida Franciscana ainda muito jovem, na adolescência. Frequentou a escola do Convento de Feira de Santana onde, mais tarde, iniciou os estudos em preparação para a vida religiosa. Fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 15 de janeiro de 1975 e, em 17 de janeiro de 1978, a Profissão Perpétua. O jovem baiano de Biritinga foi ordenado sacerdote em 1980, no dia  5 de julho. Frei Delson foi formador dos aspirantes, Vigário Paroquial e Vice Guardião em Feira de Santana. Formador do Pós-noviciado; Guardião e Vigário Provincial da Ordem em Salvador, onde também dirigiu a Rádio Sociedade. No início da década de 90 foi para Roma, onde obteve o Mestrado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Salesiana. Voltou ao Brasil para ser Ministro Provincial de Salvador e, em 2002, assumiu novamente em Roma o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos. Em 2006, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo de Caicó.