Dom Dulcênio anuncia Vigário Geral, Vigários Episcopais e Conselho Presbiteral

Foto: Pe Haroldo Andrade

O Bispo de Campina Grande, reunido com todo clero na manhã desta terça-feira, anunciou os nomes dos seus auxiliares no governo diocesano. Pe Luciano Guedes, pároco da Catedral, foi nomeado Vigário Geral. Dom Dulcênio ainda anunciou o nome de outros 7 Vigários Episcopais e definiu os padres que farão parte do conselho presbiteral. A reunião aconteceu na cidade de Boqueirão, agreste paraibano.

Foram criados os Vicariatos para Vida Religiosa e Novas Comunidades, para a Vida em família, para a Educação, Cultura e Universidades e para a Caridade, Justiça e Paz. O Vicariato para a Administração foi extinto. Confira como ficou a nova organização:

Vigário Geral: Pe Luciano Guedes
Vigário Episcopal para a Cidade de Campina Grande: Pe. Leandro Márcio de Normandia
Vigário Episcopal para o Interior: Pe. Aparecido Francisco Camargo
Vigário Episcopal para a Pastoral: Pe. João Paulo Souto Vitor
Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Novas Comunidades: Pe. José Vanildo Medeiros
Vigário Episcopal para a Vida em família: Pe. Antonio Batista
Vigário Episcopal para a Educação, cultura e universidades: Pe. Josandro José de Macêdo Félix
Vigário Episcopal para a Caridade, justiça e paz: Pe. Sérgio Leite

Os Vicariatos são ambientais e territoriais, mas não trazem modificações nas divisões das  Foranias. São estruturas organizacionais que descentralizam os trabalhos pastorais para melhor atenderem as exigências da Diocese em toda sua dinâmica. Foram criados, aqui na Diocese, em novembro de 2014 para serem elos de união, comunhão e partilha entre os padres, religiosas(os), leigos e o Bispo Diocesano.

Foto: Pe Haroldo Andrade

Na reunião desta terça Dom Dulcênio também anunciou os nomes dos padres que fazem parte, a partir de agora, do Conselho Presbiteral, que foram eleitos pelo próprio clero. São eles:

– Pe. Francisco Evaristo Barbosa Filho – Membro Eleito (Representante do Clero)
– Pe. José Assis Pereira Soares – Membro Eleito
– Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes – Membro Eleito
– Pe. Haroldo Andrade Silva – Membro Eleito
– Pe. José Marcos Ferreira de Queiroga – Membro Eleito
– Pe. Francisco de Assis Meira – Membro Eleito
– Pe. Jan Jores Rieteveld – Membro Eleito

Na organização da Cúria Diocesana, Dom Dulcênio manteve como Chanceler o Pe Antônio Nelson e como Ecônomo o Pe Evanilson Sousa. Ainda foram confirmados os nomes dos padres Vigários Forâneos (coordenadores das foranias) e os Coordenadores das Comissões e Setores Pastorais.

Confira todas as nomeações na Carta Circular publicada hoje pela chancelaria

Márcia Marques – Pascom Diocesana