Dois Novos Diáconos são Ordenados para a Igreja

Atualizado em 07/08/20 às 22:254 minutos de leitura434 views

A memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes nesta terça feira, 11, foi motivo de louvor à Igreja Particular de Campina Grande, isto porque foram Ordenados Diáconos para a Igreja Weslley Rangel e Jefferson Barbosa por meio da imposição das mãos consecratórias do Bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A Missa de Ordenação foi realizada no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, situado no bairro do Alto Branco, contando com a presença de Padres, Diáconos e Seminaristas, além de grande quantidade de fiéis que prestigiaram com fervor este momento ditoso à vida dos jovens Diáconos, bem como para vida da Igreja.

Em sua homilia, o Bispo destacou o chamado dos jovens e a missão que estão assumindo frente à comunidade, agora na condição de clérigo, no grau do diaconato. Lembrou ainda que a data deste dia será lembrada como um dia especial pela ordenação dos jovens e por marcar os 20 anos de reabertura do Seminário.

Dom Dulcênio ao explicar a liturgia da palavra, falou da Paz que o mundo tanto precisa, Paz que se faz a partir de cada um, a partir do encontro pessoal com a pessoa de Jesus, sendo capaz de reconhecer a grande alegria. Alegria esta, mencionada no evangelho de João, que apresentou as Bodas de Caná, o relato da festa de casamento e dessa forma o bispo ensinava:

"Quando vivermos realmente o que Cristo nos ensina, não há dúvidas que a fé e a comunidade cristã serão uma alegria, um prepara-se para corresponder sempre melhor ao amor que Cristo nos testemunhou". Disse o Pastor Diocesano.

Ao Direcionar-se aos jovens Diáconos falou do cerne de suas missões: "Vocês serão consagrados ao Serviço da Caridade, e devem por isso, ser irrepreensíveis diante da justiça de Deus. Que resplandeça em vocês as virtudes do evangelho, o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e os pobres, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito".

Sobre os Diáconos

Jefferson Barbosa da Silva é Natural de Campina Grande e fez os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Jefferson descobriu sua vocação participando da Paróquia de São Francisco, por qual foi enviado ao Seminário. Realizou estágio pastoral na Paróquia São José, de Juazeirinho no ano de 2015, passou pela Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Liberdade, durante os anos de 2016 e 2017. Em 2018 e 2019 estagiou na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança. Atualmente presta seu serviço Pastoral na Paróquia Santa Ana, de Alagoa Nova. Jefferson teve formação Técnica em Informática pela Escola Redentorista, além de ser formado em Engenharia Civil pela UFCG.

Anunciado previamente por uma Carta Circular, O Diácono Jefferson será acolhido na próxima quinta-feira 13, na Paróquia de São José, em Alcantil e na Paróquia dos Mártires São Severino e Santa Cecília, em Santa Cecília onde exercerá seu ministério.

Weslley Rangel Brasileiro dos Santos é natural de Igaracy, cidade localizada no Sertão Paraibano. Cresceu em Campina Grande e viveu como leigo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira. Em 2015 foi enviado ao Seminário, onde cursou Teologia. Weslley fez estágio Pastoral na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Catolé entre 2016 e 2017. Foi estagiário da Paróquia São João Maria Vianney e São Sebastião em 2015, e no biênio 2018-2019. Atualmente desenvolve Estágio pastoral com vista ao Diaconato na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança. Weslley Rangel é formado em Filosofia pela Faculdade João Calvino/Centro de Estudos Acadêmicos do Seminário: 2005-2007; 2015. e Também possui Licenciatura em História pela UEPB: 2009-2014.

O Diácono Weslley seguirá na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança.

O Diaconato

O Sacramento da Ordem,  comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato. Os Diáconos são ordenados para o Serviço da Palavra, Liturgia e Caridade. Seguindo a prática das primeiras comunidades cristãs, testemunhada na Sagrada Escritura e conservada na Tradição, a Igreja continua escolhendo homens que possam exercer um ministério de serviço. Para isto, o rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo.

Espera-se de um Diácono, amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. A Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos. Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele. por fim, O candidato não é ordenado para o sacerdócio, mas para o serviço.

Jefferson Barbosa e Weslley Rangel foram Ordenados Diáconos no caráter de transitórios, isto é são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto e Thiago Almeida