Diocese de Campina Grande lança Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Postado em 17/02/21 às 18:414 minutos de leitura433 views

A Campanha deste ano é ecumênica e visa convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

A Diocese de Campina Grande lançou nesta quarta-feira (17), a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, que traz como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. O lema desta Campanha é um trecho da carta de São Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

A cerimônia de lançamento aconteceu na Catedral de Campina Grande, com uma palavra do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos e do Padre Saulo Rodrigues, presente também esteviram o Padre Luciano Guedes, Vigário Geral da Diocese e o Diácono Ricardo.

No lançamento, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, explicou que esta campanha por ser ecumênica centra sua discussão na temática da paz, lembrando que a evangelização dos povos é um compromisso com a paz.

"Na busca desta paz, refletimos este ano sobre os possíveis caminhos para o diálogo e a construção de pontes de amor em lugar de muros de ódio, como nos exorta o Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social (n. 27). O diálogo só existe a partir da virtude da humildade, numa atitude de escuta, valorização do outro, respeito pelas diferenças e acolhimento no amor cristão", disse.

Também explicou que o fato da Campanha da Fraternidade ser aberta no tempo litúrgico da Quaresma, é para que se visualize o processo de conversão permanente que também passa por atitudes comprometidas com os irmãos e que a dimensão sócio-transformadora é indispensável à nossa vivência do Evangelho.

A Pandemia do Covid-19

O Bispo em sua mensagem destacou ainda que quanto mais houverem esforços e cuidado coletivo, mais chances a vida terá de triunfar e desta forma disse ser uma oportunidade de também refletir a partir da Campanha da Fraternidade.

"A pandemia da COVID-19 que assola a humanidade há um ano e tem causado tanto sofrimento é também uma oportunidade para nossa reflexão sobre a fraternidade. Ninguém se salva sozinho! Quanto mais somos irmãos, pensamos no outro, cuidamos do coletivo, respeitamos e, consequentemente, somos protegidos e preservados", comentou.

Convite à Paz

"Concluímos que a busca da paz proposta por Jesus e pela Sua Igreja ao longo dos séculos, bem como pela Campanha da Fraternidade deste ano, passa pelo acesso a todos os bens materiais e espirituais para uma vida digna neste mundo e a feliz bem-aventurança eterna: “felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9). Com a reflexão desta Campanha da Fraternidade, convido a todos a darmos passos ainda mais firmes no caminho da fraternidade e do diálogo, nos trabalhos missionários e evangelizadores, na ação sócio-transformadora e na busca da paz e nossas famílias, comunidades e sociedade", disse o bispo de Campina Grande.

Objetivos específicos da edição de 2021

• Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
  • Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
  • Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
  • Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
  • Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

Edições Ecumênicas

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.

A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.

Histórico da CF

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 59 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 17 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 28 de março (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.

Por: Ascom Fotos: Rafael Augusto