Diocese abre Projeto Fé e Cultura 2016 no Maior São João do Mundo

Atualizado em 25/06/19 às 12:083 minutos de leitura353 views
A Diocese de Campina Grande participa mais uma vez dO Maior São joão do Mundo com o Projeto Fé e Cultura, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Exposição na Catedral cenográfica e Missas que homenageiam os Santos Juninos na Igreja Catedral fazem parte da programação. Pe. Fábio de Melo e Pe. Reginaldo Manzotti são as atrações no palco principal da festa. A réplica da Catedral, que faz parte da cenografia do Parque do Povo, receberá a Pinacoteca Sacra: imagens bíblicas, com quadros do artista Joab Rocha. A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade. A partir da próxima semana a exposição estará aberta à visitação das 18h às 00h. O projeto expográfico e a curadoria são assinados por André Oliveira, que há três anos vem desenvolvendo o Projeto Fé e Cultura. Segundo André, “as obras são enriquecidas pelo traço autoral do artista que reúne diversos elementos da pintura para expressar seu olhar acerca das cenas bíblicas marcantes do Antigo e Novo Testamento. Ele  manifesta o seu sentimento religioso e lança um olhar estético sobre a seleção dos trechos bíblicos que inspiram a sua produção sacra”. Para o Pe. Luciano Guedes, coordenador do Projeto, a fé e a cultura são íntimas, pois são traços históricos comuns de toda e qualquer sociedade. “O Projeto Fé e Cultura vem resgatar o lado religioso da festa mais tradicional da cidade como também do nordeste. Nossa intenção é mostrar para as pessoas as riquezas dessa ligação entre a fé e a cultura, que se misturam na composição social”, explica. MISSAS Nos dias dos Santos homenageados nas festas juninas, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição serão celebradas missas que contarão com a participação de artistas locais. Amazan, Inaldete Amorim e Eloisa Olinto confirmaram presença e cantarão músicas da cultura popular que falam da religiosidade e dos Santos. As missas serão realizadas nos dias 13, dia de Santo Antônio; dia 24, dia de São João; e no dia 29, que é dedicado à São Pedro. Todas elas serão celebradas às 17h30. PE FÁBIO E PE MANZOTTI Os shows religiosos no Parque do Povo prometem ser, mais uma vez, o maior público desta edição dO Maior São joão do Mundo. No dia 14 o Pe. Fábio de Melo se apresenta no Parque do Povo a partir das 20h. Ele participa do projeto desde a sua primeira edição. “É sempre uma alegria estar em Campina grande, cidade que me acolhe desde os primeiros passos nesta missão de evangelizar com a música”, lembra o religioso. Já o Padre Reginaldo Manzotti estreia no Projeto Fé e Cultura no dia 21, também uma terça-feira às 20. Ele é conhecido por reunir milhares de pessoas em suas apresentações e leva a mensagem que é tema de sua associação: “Evangelizar é Preciso”. GESTO CONCRETO - ANO DA MISERICÓRDIA vivendo o ano da Misericórdia, dentro do Projeto Fé e Cultura a Diocese está com uma campanha de arrecadação de fundos para a construção da Casa de Acolhida. Esta Casa será um ponto de apoio e abrigo para pessoas carentes que vem à Campina Grande para tratamento médico ou acompanhando pacientes que utilizam os hospitais da cidade. A arrecadação será através da venda de camisas com temáticas dos Santos juninos, que estarão à venda na lateral da réplica da Catedral, no Parque do Povo, com um estande organizado pela Comunidade São Pio X. AS camisas custam R$ 20,00.