Diáconos Permanentes realizam reunião virtual

Atualizado em 18/10/20 às 10:322 minutos de leitura432 views

Na manhã deste sábado, (17) foi realizada mais uma reunião da Comunidade Diaconal da Diocese de Campina Grande, que contou com a presença de mais de vinte diáconos permanentes. A reunião virtual teve início com a meditação do Evangelho do dia, a oração e reflexão partilhada pelos Diáconos Marcelo Eufrásio, Joatan Trindade e Valter Luna.

Na pauta, foram partilhadas as experiências pastorais dos diáconos presentes, destacando os desafios e motivações em tempos de pandemia e a missão no âmbito familiar e laboral.  Na oportunidade, foi acolhido o Diácono Claudio Falcão, recém-ordenado no dia 07 deste mês de outubro, o qual manifestou sua alegria em fazer parte da comunidade diaconal, bem como partilhou suas primeiras experiências como ministro ordenado.

O presidente da Comissão Diocesana do Diaconato - CDD, destacou a necessidade dos diáconos lerem frequentemente o Estatuto do CDD, também sublinhou a importância de manter a proximidade com seus párocos e a leitura do Diretório dos Sacramentos, sobretudo no tocante aos direitos previstos naquele documento para os diáconos permanentes, como, por exemplo, gozo a férias anuais, descanso, ajuda de custo, identificação diaconal junto a Comissão Nacional dos Diáconos – CND e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, dentre outros assuntos.

Também foi ressaltada a importância de motivar as esposas dos diáconos, para participarem das reuniões virtuais que estão ocorrendo, mensalmente, como forma de avivar a espiritualidade das esposas dentro da comunidade diaconal, sobretudo com as partilhas de experiências, reflexões, orações e confraternizações programadas.

A reunião também contou com a participação do Diác. Otacílio Vieira, presidente da Comissão Regional dos Diáconos – Regional Nordeste 2, que transmitiu uma mensagem de congratulação aos diáconos da Diocese, bem como uma reflexão sobre a missão dos diáconos permanentes.

Os Diáconos Antônio Brito e Ricardo Soares repassaram os informes sobre o retiro anual dos diáconos permanentes da Diocese, que ocorrerá nos dias 04, 05 e 06 de dezembro no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB, tendo como pregador o Pe. Dezenilton da Silva Santos.

No final, houve uma saudação dos Diáconos Clodoaldo e Marco Danillo. Como sugestão do Diác. Antônio Lisboa, a próxima reunião ocorrerá no dia 13 de novembro, às 19h30. A reunião foi encerrada com uma reflexão e oração conduzida pelos Diáconos Otacílio e Gleydson.

Texto: Diác. Marcelo Eufrásio Fotos: Diác. Marco Danilo