Diáconos Permanentes da Diocese de Campina Grande participam de Retiro

Atualizado em 07/12/20 às 13:151 minuto de leitura427 views

De 04 a 06, os Diáconos Permanentes da Diocese de Campina Grande estiveram reunidos em Retiro espiritual que aconteceu no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Durante esses dias os diáconos dedicaram-se a meditação e a oração.

Celebrações Eucarísticas, momento mariano e penitencial, palestras e adoração ao Santíssimo Sacramento marcaram as atividades dos diáconos no retiro, que teve como pregador o Padre Dezenilton Santos, trabalhando a temática em torno do discipulado de Jesus. "Jesus veio para romper estruturas, para quebrar paradigmas", disse o palestrante.

O Padre ainda fez um momento de reflexão sobre o convite de Jesus a seus primeiros discípulos, acompanhando a orientação sugeriu um momento de deserto e reflexão para meditação individual de cada participante. Após as reflexões trazidas pelo Padre Dezenilton, os diáconos participaram da Missa presidida pelo Monsenhor Edvar que enalteceu a importância deste retiro para toda comunidade diaconal.

No domingo, o Padre Dezenilton trabalhou a formação em cima das propostas da CNBB, ligando a mesa da palavra com a mesa da Eucaristia baseadas a partir de textos bíblicos apresentados durante a formação, principalmente para os diáconos que estão a serviço da mesa da Palavra e da Eucaristia. O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos esteve presente no momento final do Retiro e contribuiu com suas palavras.

Dom Dulcênio ressaltou a importância do retiro no ano de 2020 que foi diferente de todos, e que de fato ocorreu além da pandemia muitas outras situações, entre elas os sofrimentos da igreja.  Pediu aos diáconos que não deixem de rezar e procurassem sempre a orientação espiritual, e por fim, o bispo celebrou a Santa Missa do 2° domingo do Advento encerrando a programação do Retiro anual dos diáconos permanentes.  O presidente da Comissão Diocesana Diaconal - Diác. Marcelo Eufrásio falou em nome de todos os diáconos e agradeceu ao bispo e a todos, pelo excelente Retiro.

Texto: Diác. Marco Danillo | Pedro Freitas Fotos: Comunidade Diaconal