Diáconos Permanentes da Diocese de Campina Grande participam da Assembleia Regional Formativa do CRD NE2

A Comissão Regional dos Diáconos do Nordeste 2 (CRD NE2) que é composta pelas 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, realizou sua Assembleia Regional Formativa, neste final de semana, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca-PB.

O tema da formação foi “Pão em todas as mesas”, tendo como assessor o Diác. Sérgio Sezino Douets Vasconcelos (Diácono Permanente da Arquidiocese de Olinda e Recife, professor de Teologia da Unicap e Assessor do XVIII Congresso Eucarístico Nacional).

O presidente da CRD NE2, Diác. Otacílio Vieira de França, manifestou sua alegria pela participação dos presidentes das Comissões (Arqui) Diocesanas (CADs e CDDs), o número expressivo dos diáconos participantes na Assembleia e o crescimento do diaconato permanente no Regional NE2.

Para o Diácono Marcelo Alves P. Eufrásio, presidente da Comissão dos Diáconos (CDD) da Diocese de Campina Grande, a assembleia foi um rico momento: “proveitosa e oportuna, sobretudo tendo em vista dois aspectos, os painéis e as discussões em torno da ministerialidade e a missão diaconal, especialmente a partir da afirmação da dimensão da caridade e da atuação dos diáconos nas pastorais sociais (“prática eucarística” a luz das reflexões do Congresso Eucarístico) e a oportunidade de afirmar o caminho da sinodalidade (comunhão e colegialidade) entre os membros do regional”. Destacou o Diácono Marcelo.

As atividades contaram com a presença do Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diác. Francisco Salvador Pontes (Chiquinho) da Arquidioese de Manaus, que dirigiu a palavra aos participantes na abertura do evento.

As abordagens da formação foram desenvolvidas através de vários painéis, dirigidos pelo assessor, Diác. Sérgio Sezino, e de grupos de estudos. Além dos painéis de formação, a partir do tema geral, também ouve a abordagem de outros temas, dentro da programação.

Na noite de abertura o primeiro painel destacou pontos relevantes do Documento 109, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. No dia 15, após o segundo painel de estudo, Dom Limacedo Antônio da Silva (bispo auxiliar de Olinda e Recife) esteve presente para trazer os informes sobre o XVIII Congresso Eucarístico Nacional e outro painel sobre a construção da Usina Nuclear de Itacuruba. Ainda na tarde do segundo dia, o Presidente da CND, Diác. Chiquinho, falou sobre o Sínodo para a Amazônia, do qual ele participou, no Vaticano.

As esposas dos diáconos também tiveram espaço durante a assembleia formativa. Na tarde do sábado, com a abordagem do tema “A Voz da Mulher – esposa e mãe – no Diaconado Permanente”.

Neste domingo pela manhã, após a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Silvio Roberto (da Arquidiocese da Paraíba e assessor religioso da CND), o encontro foi dedicado ao último painel de estudo e a informes da Presidência da CRD NE2. Neste espaço, o Presidente, Diác. Otacílio, apresentou o Plano de Trabalho da CRD para 2020 e abriu espaço para debate com os participantes.

Com informações: Diác. Marcelo Eufrásio
Fotos: Diác. Marco Danillo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This