Dia do Catequista: Missa encerra as atividades alusivas à semana do Catequista

Atualizado em 30/08/20 às 18:312 minutos de leitura348 views

Neste domingo (30), uma missa foi celebrada na intenção de todos os catequistas e realizada na Igreja Matriz de Santa Ana, na cidade de Alagoa Nova – PB, com a presidência do Padre Jorge Rodrigues, Pároco local e Coordenador Diocesano da Comissão para à Animação Bíblico-Catequética.

A oportuna ocasião, também foi um momento para agradecer a Deus pela semana desenvolvida através da Comissão Diocesana de Catequese.

A semana do Catequista, na Diocese de Campina Grande, foi vivenciada de forma virtual devido à pandemia; diariamente a Comissão Diocesana de Catequese esteve publicando em seu canal no youtube um vídeo curto, trazendo sempre um catequista que destacava uma mensagem falando da missão.

Encerrando a série de vídeo, a Comissão veiculou uma mensagem congratulada do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que além de cumprimentar os catequistas, disse contar com eles na missão.

https://www.youtube.com/watch?v=d4AhbGwyoUE   Confira o vídeo do Coordenador Diocesano para Animação Bíblico-Catequética, o Padre Jorge Rodrigues. https://www.youtube.com/watch?v=dXGZIo8wACA A Missa

O Padre Jorge em sua fala inicial saudou aos catequistas da comunidade local presentes na celebração, bem como os que acompanhavam através da transmissão ao vivo nas redes sociais da paróquia.

Em sua reflexão, o Padre Jorge agradeceu a Deus pelo dom da vida de cada catequista e a missão assumida por cada um, nas mais diversas paróquias e comunidades da Diocese de Campina Grande, ressaltando que na diocese o primeiro catequista é o Bispo e na paróquia é o Sacerdote.

“A catequese não é o lugar do anúncio de si próprio, o anúncio das minhas ideias ou vontades particulares. Mas a catequese é o lugar do anúncio do Reino de Deus, da vontade de Deus, da missão de Jesus Cristo. Todas as vezes que tomamos consciência de quem nós estamos anunciando, a missão se torna agigantada e bela, nem sempre fácil”. Lembrou o Padre Jorge.

Partindo para a reflexão da liturgia deste 22° Domingo do Tempo Comum, o Padre Jorge lembrou que seguir o caminho de Jesus, implica carregar uma cruz, sendo uma consequência.

“Muitos querem seguir a Jesus, mas querem apenas o lado bom, e não querem carregar a Cruz. Por isso devemos pedir ao Senhor, que não nos afastemos das nossas cruzes, mas que peçamos ao Senhor o seu espírito, para que possamos carregá-las”. Refletiu.

Ao final da celebração, foi lida uma mensagem, em forma de cordel, pela Professora Ana Lúcia Alves de Aquino, uma das coordenadoras da Pastoral do Batismo, da comunidade local, e mais uma vez o Padre Jorge agradeceu a todos os catequistas, a coordenação paroquial da Animação Bíblico-Catequética e aos membros da Comissão Diocesana.

Com informações e fotos: Raphael Cavalcante
Edição: Pascom Diocesana