Conselho de Pastoral prepara a 35ª Assembleia Diocesana

Atualizado em 25/06/19 às 12:421 minuto de leitura336 views

Ouvir as bases, avaliar a caminhada, rezar e estabelecer objetivos e metas. Este é o foco do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Campina Grande, reunido nesta terça-feira, dia 11. A Assembleia será realizada em fevereiro de 2016, mas Paróquias e Foranias já realizam assembleias preparatórias desde o começo do ano. A Assembleia Diocesana será deliberativa e nela será definido o Plano Pastoral para o próximo quadriênio.

Para conduzir os estudos nesta reunião do CDP, foi convidado o Pe. João Paulo de Araújo, da Diocese de Caruaru. Ele valorizou a iniciativa da Diocese em ouvir as bases para realização da Assembleia. Segundo o padre, não é possível fazer um Plano Pastoral ignorando a voz das comunidades. “Como pensar na vida pastoral de uma igreja sem ouvir o povo, sem ouvir as bases? É preciso saber o que pensa o nosso povo, o que esperam, o que compreendem... A Diocese está de parabéns por realizar uma pesquisa e opinião, porque além de ouvir o seu povo, os que se dizem católicos, ouviu a população em geral, isso traz uma base sólida para elaborar novos planos, novos objetivos”, afirma.

As Paróquias e Foranias enviaram ao Conselho Diocesano de Pastoral relatórios de suas assembleias, onde foram respondidas questões relacionadas às suas ações pastorais. Além disso, a Diocese encomendou uma pesquisa de opinião pública, para saber o que pensa e o que espera da Igreja a população em geral.