Congregação das Religiosas da Instrução Cristã, as Irmãs Damas, completam 90 anos em Campina Grande

Atualizado em 01/03/21 às 23:054 minutos de leitura687 views

Conhecido como o Colégio das Damas, a congregação das Religiosas da Instrução Cristã completa, neste dia 01 de março, 90 anos de existência e de missão em Campina Grande. Para celebrar o momento, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa em ação de graças pela caminhada das irmãs aqui na cidade.

A Missa foi realizada na capela do Colégio, reunindo os Padres Sérgio Vinicius e Raniery Alves, o Diácono Gledson, além dos Seminaristas, Irmãs religiosas, professores, funcionários e alguns alunos.

Em sua homilia, o Bispo falou da história do carisma das irmãs Damas e também agradeceu a Deus por este serviço prestado à sociedade.

“Hoje celebramos os 90 anos de fundação desta Escola católica, manifestando nosso agradecimento a Deus, sobretudo por Sua fidelidade que conduziu essa história. Mas também nosso reconhecimento pela vida doada de tantas pessoas que trilharam este caminho: religiosas, professores, funcionários, alunos e familiares”, disse.

Adiante, disse que o carisma das irmãs tornou-se símbolo de Campina, e que celebrar estes 90 anos é agradecer também às gerações que pela escola passaram, lembrando que todos bons frutos são para a glória de Deus.

Destacou também que este tempo oportuno da quaresma, o qual as irmãs celebram estes 90 anos, é sugestivo para uma avaliação da vida, com arrependimento das faltas, a fim de buscar a conversão: “Faz parte de uma comemoração como esta, reavaliar a caminhada, reconhecer os erros, para, diante de Deus, renovar o compromisso do carisma fundamente”.

Dirigindo-se às irmãs, Dom Dulcênio disse que é o testemunho evangélico da vida delas que torna mais forte e eficaz a evangelização e a educação das crianças e dos jovens, lembrando que a vida religiosa deve ser vivida de modo que transborde na escola. Além disso, falou de São José, o zeloso e cuidadoso pai de Jesus:

"Numa época que a família cristã é atacada e se vê ameaçada pela inversão dos valores, pelo desprezo da lei de Deus, pelas ideologias que pretendem a sua degradação religiosa e moral, São José desponta como exemplo, pois foi ele que, avisado pelo Anjo, salvou o Menino Jesus e a Virgem Maria das armadilhas dos inimigos que tentavam contra a Santa Família".

Aos professores, pediu que não se deixassem levar pela doutrina anti-cristã, além de pedir fidelidade ao Evangelho: "Amados professores, vossa missão é sublime e abençoada por Deus, mas ao mesmo tempo de grave responsabilidade. Não se deixem levar pelos ventos de doutrina anti-cristã que surgem todos os dias, mas sendo fiéis ao Evangelho e cumprindo com diligência vossos deveres, não lhes faltará nunca a graça do Espírito Santo para todos os vossos trabalhos e para vossas famílias".

Agradecimento das Irmãs

A diretora do Colégio Damas, Irmã Ana Lúcia trouxe uma palavra de agradecimento a Deus e a todos os que fizeram a história das nove décadas de missão, e ao lembrar dessa trajetória, rememorou os primeiros passos do carisma em Campina Grande dizendo ter passado por momentos de luzes e de trevas, sendo o mais importante dessa história, a continuidade do propósito trilhado pelas irmãs. Agradeceu também a toda sociedade de Campina e a diocese:

"Até aqui nos ajudou o Senhor e para tanto, contamos com a generosidade, a dedicação, o empenho, a doação de muitas pessoas na história dos 90 do CIC. Portanto, alegra-nos a oportunidade em agradecer a todos. Gratidão a nossas irmãs que começaram com ardor esta missão de serem sementes do projeto de Deus, e as demais que deram continuidade doando suas vidas como velas que se consomem no Altar. Gratidão aos nossos benfeitores, agradecemos profundamente aos nossos educadores com compartilharem suas vidas e tempo no compromisso de educar. Obrigada as famílias que decidiram contar com a proposta educativa da rede Damas, acreditem a formação integral de vossos filhos é nossa prioridade. Agradecemos de coração aos bispos na pessoa de Dom Dulcênio, agradecemos a todos os sacerdotes e todos os bispos que nos ajudaram a ser melhores", agradeceu a irmã Ana Lúcia.

As Damas

No dia 1º de março de 1931, o Colégio Imaculada Conceição – CIC Damas começou a fazer parte da história de Campina Grande-PB e recebeu este nome em homenagem à padroeira da cidade. A base religiosa é parte fundamental dos ensinamentos da nossa instituição, tendo como marca o ensino de qualidade, o respeito às diferenças e a valorização da pessoa humana em sua integridade. Quem vive a experiência de fazer parte da Família CIC Damas forma laços que compõem uma só história.

O CIC Damas compreende uma Rede Educacional, que tem 12 escolas e uma faculdade em diferentes estados brasileiros. Juntos, somam mais de 16 mil alunos matriculados. As origens surgiram na Bélgica há 196 anos, tendo como fundadora Madre Agathe Verhelle e seu desejo de revelar a face atual do Cristo Educador.

Por: Ascom | Correção Pedro Freitas Fotos: Rafael Augusto