Confira o trabalho realizado pelo Vicariato para Educação, Cultura e Universidades

Atualizado em 22/05/20 às 17:243 minutos de leitura404 views

Animados pelo incentivo e pela  confiança de nosso Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, os membros do Vicariato para a Educação, Cultura e Universidades, assessorados por Padre Josandro Félix, iniciaram os trabalhos de maneira sóbria, mas constante. Neste período buscaram estabelecer diálogo com as universidades públicas  presentes em nosso território diocesano, UEPB e UFCG, por meio de reuniões com seus respectivos reitores apresentando a proposta e a identidade do Vicariato. Também estreitamos laços com a UNIFACISA, mediante a realização de uma reunião com o coordenador de cultura e eventos da faculdade supracitada, onde na ocasião foi concedida a autorização para a celebração da Missa  mensal no Campus presidida pelo Vigário Episcopal do vicariato.

O Ministério Universidades Renovadas, acompanhado pelo Vicariato, se faz presente de maneira assídua na UNIFACISA e na UFCG com encontros semanalmente. Na UEPB temos um grupo de universitários em discernimento para que haja a implantação de um GOU (Grupo de Oração Universitário). Este ministério faz parte de um dos segmentos da Renovação Carismática Católica e é formado por pré-universitários, estudantes, professores e servidores universitários, bem como profissionais formados que respondem aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica no mundo moderno e secularizado por meio de suas experiências de fé.

Na UNIFACISA, especificamente, foram realizados vários trabalhos como reuniões semanais, formações, Celebrações Eucarísticas mensais, Semana Missionária no mês dedicado as missões, reunião no food park da faculdade em questão, momentos de evangelização, distribuição de mensagens com escritos dos santos e passagens bíblicas no intuito de propagarem a esperança e o amor de Deus aos estudantes da instituição. Na UFCG também são realizados encontros semanais entre jovens para compartilhar suas experiências de vida. Também foi realizado a Semana Missionária no campus, dentre outras atividades.

Para este ano de 2020, o Vicariato para Educação, Cultura e Universidades estabeleceu como objetivo principal a conscientização da necessidade de haver Pastorais Universitárias nas paróquias da diocese. Bem como, a criação das mesmas fazendo com que haja uma maior interação entre o universitário e suas respectivas paróquias, fomentando no estudante o desejo de servir à comunidade, principalmente aos mais necessitados. Ao desenvolver esse tipo de atividade, o vicariato estimula o estudante a utilizar do conhecimento adquirido em sua área de estudo em prol do bem comum e corrobora para com a maturação de sua vida profissional.

Convencido da necessidade de implantar a Pastoral Universitária nas paróquias de nossa diocese, o Vicariato entrou em contato com os vigários das Foranias presentes na cidade de Campina Grande, os quais se colocaram, já no primeiro momento, disponíveis e abertos à apresentação e execução do projeto. Por ocasião da pandemia, imbuído de confiança na misericórdia de Deus, o Vicariato entrou em quarentena, tornando a execução do projeto inviável no presente momento. No entanto, no tempo oportuno, o Vicariato retornará suas atividades, dentre elas estão a realização de um simpósio, visitas as Foranias, implantação das Pastorais Universitárias, diálogos com professores das instituições de ensino presentes na Diocese, etc.

Recentemente, o Vicariato para Educação, Cultura e Universidades criou um perfil no Instagram com a finalidade de se fazer presente nas mídias sociais e estreitar os laços com o público universitário. Na página, o Vicariato pretende informar e formar de maneira sucinta, por meio da produção e/ou compartilhamento de conteúdo de natureza acadêmica, cultural e religiosa. Portanto, siga o perfil do Vicariato no Instagram: @vicariatoeducacaocg.

Sobre o Vicariato

O Vicariato para a Educação, Cultura e Universidades busca favorecer a integração da Igreja entre as diferentes experiências e iniciativas existentes nas universidades presentes em nosso território diocesano, a fim de estabelecer um canal entre a Igreja e as diversas realidades no meio universitário, cultural e educacional, bem como desenvolver um diálogo entre a Igreja e o meio acadêmico, juntamente com suas respectivas conjecturas, tendo como finalidade última o anúncio da mensagem do Evangelho de Cristo.

Para apreciação, o Vicariato disponibiliza abaixo algumas fotos de momentos e reuniões que o Vicariato acompanhou, realizou ou se fez presente ultimamente.

Com informações e fotos: Vicariato para Educação, Cultura e Universidades