Ano da Fé - Diocese de Campina Grande

Confira o calendário de atividades preparado pela Comissão Diocesana de Liturgia para este Ano da Fé

Neste ano de 2020 a Diocese vivencia o ano Pastoral da fé e serão trabalhados o Pão e a Caridade partindo das Diretrizes da Ação Evangelizadora proposta pela CNBB, incentivando um trabalho na Dimensão Litúrgica, Espiritual e na Formação Sacramental. A Comissão Diocesana de Liturgia já preparou o calendário de atividades, confira:

Janeiro-Março

➡ Reestruturação dos membros, dos articuladores forâneos e da coordenação da comissão Docesana de Liturgia.
➡ Montagem de encontros e comunicação com as foranias.
➡ Formação interna dos membros da comissão.
➡ Articulação com as demais comissões pastorais e vicariatos.
➡ Preparação de material e formatação de subsídios para o ano da fé.
➡ Fases conclusivas do diretório diocesano dos sacramentos.

➡ 09/04/2020: Publicação oficial do Diretório Diocesano dos Sacramentos.
➡ 26/04/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cidade Leste, das 8h às 17h.

Maio

➡ 17/05/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cidade Oeste, das 8h às 17h.
➡ 24/05/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cidade Norte, das 8h às 17h.

Junho

➡ 8-10 /06/2020: Tríduos paroquiais em preparação da Solenidade de Corpus Christi.
➡ 11/06/2020: Solenidade de Corpus Christi.
➡ 14/06/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Brejo, das 8h às 17h.
➡ 19/06/2020: Hora Santa Paroquial no dia de Oração pela Santificação do Clero.

Julho

➡ 05/07/2020 : Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cidade Sul, das 8h às 17h.
➡ 19/07/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Curimataú, das 8h às 17h.

Agosto

➡ 15/08/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Agreste I, das 8h às 17h.

Setembro

➡ 20/09/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cariri I, das 8h às 17h.
➡ 27/09/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Agreste II, das 8h às 17h.

➡ Simpósio de Teologia do Seminário Diocesano com Tema Eucarístico.
➡ 04/10/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Sericar, das 8h às 16h.
➡ 25/10/2020: Ano da Fé nas Foranias – Encontro na Forania Cariri II, das 8h às 17h.

Novembro

➡ 08/11/2020: Congresso Eucarístico Diocesano, sediado em Campina Grande, durante todo o dia (conclusão do Ano da Fé).

Algumas observações:

➡ A Comissão Diocesana de Liturgia fornecerá mensalmente um subsídio Formativo/Espiritualidade para as equipes de liturgia e demais pastorais, grupos e movimentos com temas e reflexões a respeito da eucaristia, a ser trabalhado nas reuniões mensais de cada grupo;

➡ A Comissão Diocesana de Liturgia disponibilizará para as paróquias e comunidades um devocionário mariano para o mês de maio especialmente formatado no espírito do ano da fé em nossa diocese, com o tema: “Maria, Mulher Eucarística”;

➡ A comissão Diocesana de Liturgia apresentará às paróquias e comunidades uma sugestão mensal de roteiro para adoração ao santíssimo sacramento;

➡ Para a vigília ao Santíssimo Sacramento transladado na noite da quinta-feira santa a Comissão oferecerá um breve subsídio com orações e indicações litúrgicas para realização deste momento;

➡ Todas as atividades realizadas em âmbito diocesano, forâneo e paroquial serão acompanhados de gestos e atividades caritativas, a fim de evidenciar a estreita relação que existe entre Eucaristia e Caridade para com os irmãos, tema deste ano pastoral de 2020.

Algumas indicações pastorais:

➡ Intensificação da Comunhão aos idosos e doentes (trabalho para os Padres e ministros extraordinários da comunhão nas Paróquias e Comunidades).

➡ lembrar que todas estas atividades devem acompanhadas por gestos e ações caritativas, juntando oração e ação/caridade.

Informações: Comissão Diocesana de Liturgia