Confira mais uma reflexão quaresmal do Vigário Geral da Diocese

Atualizado em 08/04/21 às 09:451 minuto de leitura407 views

VOLTAR AO CRUCIFICADO 

1. O apóstolo Paulo dirigindo-se aos Coríntios, exclamou: “Os judeus pedem milagres, os gregos procuram a sabedoria, nós anunciamos Cristo Crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos!”. (1Cor 1, 22-24)

2. O milagre, a cura, o prodígio - são aspectos da religião - , mas não devem ser compreendidos como a totalidade dos mistérios de Deus revelados e manifestos. 

3. Do mesmo modo, a sabedoria humana faz parte da religião: o discurso, o método, a inteligência dos raciocínios etc...Porém, isto representa apenas um recurso e não o fim das coisas espirituais. 

4. É nesse sentido que Paulo, apóstolo dos gentios, exorta aos cristãos que abracem a força tremenda e vitoriosa da Cruz de Nosso Senhor! 

5. É da Cruz de Cristo que brota a pureza da religião dos cristãos, aquela pureza que agrada a Deus Altíssimo: a conversão de vida; a compreensão da dor alheia; o serviço aos irmãos; a confiança na graça de Deus; a resignação em situações adversas; o esvaziamento do próprio ego; o sentido para o sofrimento como oportunidade de vida nova; a obediência aos mandamentos divinos; a renúncia aos vícios como expressão de amor a Deus; a alegria de ser amado por Aquele que não decepciona; a esperança da vida eterna. 

6. O nosso cristianismo precisa retomar a piedade em seu sentido autêntico, a simplicidade, o amor ao evangelho da salvação. Deixar  toda e qualquer tentação de mentalidade consumista, pagã e idolátrica que afirma soberbamente: “Só sirvo a Deus se Ele resolver o meu interesse” e redescobrir o poder do Crucificado, que sendo Deus rebaixou-se à nossa humilde condição, aceitando a desonra dos homens. 

7. Olhando para a Cruz redentora do Filho de Deus, purifiquemos o templo interior de cada coração nesta Quaresma. Voltemos ao Crucificado e pratiquemos a religião em sua pureza original que agrada ao Senhor. 

Padre Luciano Guedes. 
Vigário Geral

Comentários (0)