Comissão para Animação Bíblico-Catequética vai até a Paróquia de São José em Juazeirinho para momento formativo

Atualizado em 22/02/21 às 20:443 minutos de leitura392 views

Na tarde deste Domingo (21), membros da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética estiveram na Paróquia de São José, em Juazeirinho -PB, para um momento de formação com as coordenações que compõem a Iniciação à Vida Cristã da Paróquia.

Estiveram presentes Ana Lúcia Balbina, Everaldo dos Santos e Raphael Cavalcante, que em suas falas abordaram temas como, A Catequese e o seu caminhar; A Catequese com Inspiração Catecumenal; A Formação dos Catequistas e a Comissão Paroquial da Iniciação à Vida Cristã.

Presente também, a Coordenação da Pastoral Familiar, que interage com todo trabalho da Iniciação Cristã em na Paróquia, que esteve representada no casal Marinaldo e Adeilma, que também são da coordenação do Batismo.

O momento foi iniciado com a acolhida e a oração inicial, realizada pelo padre Raniery, pároco da comunidade, que falou da sua alegria em ter mais uma vez a presença da comissão diocesana, para este momento de formação com os catequistas.

Em seguida Everaldo dos Santos, abordou A Catequese e o seu Caminhar, falando do contexto histórico da catequese, bem como a sua evolução ao longo dos séculos, bem como de forma mais evidente a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, e os documentos que surgiram para auxiliar o caminhar da catequese:

“O Concílio Vaticano II, trouxe para os leigos o sentimento de pertença. Não dá para fazer catequese, se não formos apaixonados por Cristo, e esse amor nos leva a apresentar Cristo aos irmãos. A Catequese na paróquia precisa ser tratada com prioridade, quando a comunidade é catequizada, as coisas fluem melhor”, disse. Raphael Cavalcante abordando a Catequese com Inspiração Catecumenal, falou da importância das coordenações seguirem este processo, vivendo todas as etapas, ritos e celebrações, como um verdadeiro caminhar na fé:

“Devemos compreender que, qualquer processo de Iniciação à Vida Cristã, deve estar consciente dos seus limites, etapas e tempos. Precisamos entender este processo, como uma forma de fazer com que as nossas crianças, jovens e adultos, vivam cada etapa do processo de formação para a recepção dos sacramentos. Desde o pré-catecumenato, até a mistagogia, para que assim entendam que mais importante do que receber os sacramentos, vive-los na sua comunidade local. O processo de Catequese com inspiração catecumenal, que já foi pensado no RICA, e abordado em assembleia pelos bispos do Brasil, deve ser para nós exemplo e modelo a ser seguido. Claro, que dentro deste processo encontraremos casos excepcionais, que precisam do zelo e atenção especial”, explicou.

Já Ana Lúcia, falando acerca da formação dos catequistas, disse: “o Catequista, precisa usar também seu tempo para se formar, para assim falar a voz da Igreja. Jesus, o Catequista por excelência, estudava a realidade do seu povo e por isso falava em Parábolas. Sendo assim, o Catequista tem que ser estudioso da realidade do seu povo”.

Em seguida, foi formada a Comissão Paroquial da Iniciação à Vida Cristã, que contempla membros das coordenações do Batismo, Eucaristia, Crisma e RICA, sendo assim constituída: Representantes do Batismo: Rosimery e Adeilma e Marinaldo Representantes da Eucaristia: Rayff e Valéria Representantes da Crisma: Emanuel e Eduardo Representantes do RICA: Daniel e Cássia

Por fim, foram sugeridos à comissão paroquial, documentos para estudos a serem realizados ao longo deste ano, pela comissão e com os catequistas, bem como um calendário de atividades, e os passos para que possa ser criada uma Escola Paroquial Catequética.

Com informações e fotos: Fonte: Rosimery e Raphael