Comissão Diocesana de Liturgia realiza formação na Forania Agreste II

O Encontro de Liturgia da Forania Agreste II ocorrido neste sábado, na cidade de Santa Cecília – PB, reuniu cerca de 200 integrantes dos diversos serviços litúrgicos das Paróquias: Nossa Senhora do Rosário (Aroeiras), Nossa Senhora das Dores ( Natuba), Nossa Senhora do Livramento (Umbuzeiro), São José (Alcantil) e São Severino e Santa Cecília (Santa Cecília).

O encontro teve início com a Oração das Laudes, seguida de acolhida aos participantes. O Coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, seminarista Danilo César, apresentou os membros da comissão diocesana, além de destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas foranias.

Dom Dulcênio, Bispo Diocesano, se fez presente no encontro, e evidenciou a importância do trabalho da Comissão como uma contribuição ao seu múnus de primeiro guardião da Liturgia na diocese. “Saibam todos que tudo o que tem feito esta Comissão tem sido junto a mim”. Durante sua fala, o Bispo também falou sobre alguns abusos litúrgicos no que se refere ao quesito “criatividade litúrgica”, citando como exemplo, o recente caso da utilização de um drone para a transladação do Santíssimo.

Na parte da manhã, a formação tratou sobre a “Natureza da Liturgia” conforme orienta a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II. No período da tarde foram oferecidas oficinas específicas para leitores, ministros extraordinários, coroinhas, salmistas, cantores e instrumentistas.

João Evangelista de Araújo, da Paróquia São José, em Alcantil, destacou a importância da formação para o aprimoramento das práticas litúrgicas. “Essa formação nos fez enxergar e perceber a grandeza que é fazer parte da liturgia. Que a partir de agora possamos corrigir os erros que cometíamos na liturgia”. Já Lucinéia Arruda, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras, falou do benefício que foi ter participado do encontro e confessou estar mais ciente de suas atribuições após a formação.”Saio daqui hoje, renovada espiritualmente como cristã, e, mais ciente das minhas funções e responsabilidade como leitora. Meu muito obrigada aos organizadores.”

O encerramento ocorreu com a Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Forâneo Pe. José Daniel, o qual manifestou sua gratidão por este dia de aprofundamento litúrgico na Forania do Agreste II. “Foi com grande alegria que hoje tivemos a graça de nos unirmos como Forania Agreste II, para acolhermos a Coordenação Diocesana de Liturgia, que durante o dia trabalhou sobre este tema tão essencial para a nossa Igreja que é a liturgia. Este dia foi para nós realmente um dia onde reavivamos a nossa fé e nossa esperança em Jesus Cristo o nosso Salvador. Então, agradecemos de coração a equipe de liturgia da nossa diocese, que vem fazendo juntamente com o nosso pastor diocesano, este brilhante trabalho que nos aproxima cada vez mais, de Cristo o nosso Salvador”, finalizou.

A Comissão segue em destino a mais três foranias da Diocese de Campina Grande – Forania do Curimataú, Forania do Cariri I e Cariri II – com a intenção de oferecer subsídios àqueles que prestam culto a Deus através do serviço Litúrgico.

Comissão Diocesana de Liturgia com Pastoral da Comunicação
Fotos: Celiane Virgínia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This