Comissão Diocesana de Liturgia realiza encontro de formação na Forania Cariri I

Realizado nesse domingo (05), em São José dos Cordeiros, o Encontro de Liturgia da Forania Cariri I, reuniu cerca de 350 membros dos diversos serviços litúrgicos das paróquias: Bom Jesus dos Martírios, de Boa Vista; Nossa Senhora dos Milagres, de São João do Cariri; Nossa Senhora da Conceição, de Serra Branca; São Pedro, de Caraúbas; São José, de Parari,  Nossa Senhora das Dores, anfitriã; e das Áreas Pastorais de Gurjão e Santo André.

O tema principal da formação, trabalhado no turno da manhã, abordou as partes da missa. “Foi um momento esclarecedor. Os participantes puderam tirar dúvidas a cerca da Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística”, contou o seminarista Arimatéa Júnior, membro da comissão diocesana. No turno da tarde, segundo momento da formação, os agentes pastorais participaram das oficinas. “As oficinas que foram oferecidas puderam tocar em questões específicas, como o modo de proclamar a Palavra na Liturgia, os Salmos, os cantos, os ministros extraordinários e o serviço dos coroinhas”, explicou o seminarista. Esta formação contou também com a oficina de Pascom, ministrada por Márcia Marques, Jornalista e assessora da Diocese de Campina Grande.

“O encontro de formação foi enriquecedor, momento importantíssimo para deixar de cometermos erros que vem do passado, para aprendermos com o novo e com o certo.Os palestrantes foram muito bem colocados em suas falas, como disse o Pe. Joselito, não deixaram a desejar em nada”, avalia Andressa Mykaely, membro do ministério de música na Paróquia São José dos Cordeiros.

Para Alex Santos, acólito na Paróquia São Jose, em Parari, a metodologia do encontro foi determinante para a compreensão do tema central da formação.”Em linhas gerais, o encontro foi bastante produtivo, trabalhado de uma forma dinâmica e inovadora, permanecendo a essência do real sentido da celebração da Eucaristia”

“Acredito que este sétimo encontro da jornada de visita nas foranias, foi sinal do progressivo acolhimento que a Comissão de Liturgia tem recebido por parte dos fiéis das paróquias e dos padres da foranias. O número de 350 participantes indica o quanto o tema “liturgia” é de interesse perene na Igreja, assim como as nossas comunidades carecem de orientações e formações nesta perspectiva”, analisou o seminarista Danilo Cesar, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia. “Os agradecimentos e elogios por parte das pessoas é indicativo de que o empenho, dedicação e proposta da Comissão tem atendido as expectativas dos membros diretamente ligados à Liturgia nas paróquias e comunidades. Aos padres da forania, o nosso agradecimento por tamanha e exemplar acolhida, assim como pela organização do encontro”, concluiu o seminarista.

O Pe. Joselito Ferreira, pároco local, externou sua gratidão pela formação de liturgia ocorrida na Paróquia Nossa Senhora das Dores. “Agradecemos ao nosso Bispo, aos padres da nossa forania, a todos os animadores e de forma bem especial e particular nós agradecemos a coordenação da liturgia da nossa diocese pelo belíssimo trabalho desempenhado e apresentado para os nossos animadores no dia de hoje. Este encontro foi de muito proveito, pois através dele pudemos aprender mais para celebrar melhor a liturgia da nossa igreja”, finalizou.

O encontro contou ainda com a presença e participação dos demais padres da forania, como um sinal de apoio ao serviço oferecido pela Comissão Diocesana de Liturgia.

Fotos: Pascom Paroquial

 

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This