Comissão Diocesana da Pastoral Familiar inicia ciclo de formações

Atualizado em 29/09/20 às 00:082 minutos de leitura384 views

A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar iniciou neste final de semana um ciclo de formação online, com o objetivo de incentivar a implantação da pastoral em algumas paróquias, bem como, fortalecer as ações aonde já existe a pastoral.

No último sábado (26) ocorreu o primeiro momento formativo da Pastoral Familiar sobre o Setor Pré-matrimonial, no qual o casal, Marta e Lusimar, que faz parte do Núcleo de Formação e Espiritualidade, apresentou as principais ações que os agentes podem desenvolver na comunidade paroquial. Participaram cerca de 180 pessoas de 30 paróquias.

O momento foi bastante esclarecedor oferecendo aos participantes várias possibilidades de ação pastoral, a partir da realidade local de cada paróquia. O casal, Eveline e Fábio Eric, que faz parte da pastoral na Catedral, ressaltou que, diante dessa formação, o setor “pré-matrimonial” pode desenvolver várias atividades, além da preparação dos noivos. Já o casal, Rosângela e Felisberto, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, do bairro da Palmeira, ressaltou a riqueza da formação, parabenizando por esse momento importante para todos os agentes da pastoral.

O casal, Arnaldo e Eusivan, da Paróquia de São Severino Bispo – Nova Floresta, também participou e confirmou a importância das ações pastorais e de poder participar remotamente da formação. Cinco pessoas da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – Puxinanã, se sentiram motivadas a implantar a Pastoral. “Para nós, está sendo uma riqueza participar dessa formação, tendo em vista o desejo que temos de iniciar os trabalhos da PF em nossa paróquia”, enfatizou Araceli e Bruno.

Para o Pe. Ediberto, Assessor Eclesiástico da Comissão Diocesana e do Regional Nordeste 2, essas formações são muito importantes para que possamos apresentar e reafirmar o modelo cristão da família a todos os membros da família. “A missão da Pastoral Familiar, através do setor pré-matrimonial, começa no ventre da mãe e vai até os pés do altar”, ressaltou o Assessor.

Os coordenadores da Comissão Diocesana, Geovaneto e Juliana, informaram que a formação continua no dia 17 de outubro. “No próximo encontro, finalizaremos o tema do Setor Pré com um plano de ação. O nosso desejo, é que todos os participantes compreendam a dimensão do setor e possam promover ações planejadas, de acordo com a necessidade da paróquia, atendendo assim as orientações de Dom Dulcênio”. O casal informou que, a Comissão Diocesana dará continuidade as formações, abrangendo os setores Pós-matrimonial e Casos Especiais, ainda este ano. Para maiores informações, os interessados devem procurar os membros da comissão ou os coordenadores da pastoral em sua paróquia.

Com informações e prints: Geovaneto e Juliana