Com beleza imponente, Réplica da Catedral recebe centenas de visitantes por noite n’O Maior São João do Mundo

Atualizado em 25/06/19 às 13:003 minutos de leitura654 views

Parte da cenografia do Parque do Povo n’O Maior São João do Mundo, a réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição é o cenário preferido para as fotografias e selfies. Mas o sucesso não é só pela beleza imponente da réplica. A parte interna da Catedral recebe a Exposição de Arte Sacra, que faz parte do Projeto Fé e Cultura, desenvolvido pela Diocese de Campina Grande em parceria com a Prefeitura Municipal. Centenas de pessoas lotam a réplica da igreja mãe de Campina Grande todas as noites e se deparam com belas peças que remontam a história da Diocese, além de contemplarem as imagens dos santos homenageados na grande festa.

Em seu terceiro ano de instalação na Réplica da Catedral, dentro do Parque do Povo, durante as festividades d’O Maior São João do Mundo, o museu é um espaço adaptado para circulação de seus visitantes de tal forma que possam ter a maior aproximação e contato com a mostra sacra. O horário de visitação é das 18h às 00h, todos os dias da semana.

FotorCreatedA Exposição conta com mitras, vestimentas religiosas e quadros fotográficos dos bispos que pastorearam a diocese local, além de dois vídeos-documentários acerca da arte e arquitetura da Catedral Diocesana e livros sagrados do ritual católico. “Objetos das cerimônias eucarísticas, painel fotográfico do Seminário São João Maria Vianney e uma imagem réplica da padroeira da Diocese de Campina Grande podem ser conferidas nessa mostra sacra, que está organizada num espaço com iluminação museóloga em ambientes bem distintos para que os visitantes percebam a importância do resgate, da preservação e da manutenção dos bens culturais e religiosos como fonte documental e histórica de nossa sociedade”, explica o professor André Oliveira, curador da exposição.

O professor de história, Roberto Pedro, da cidade de João Pessoa, fez elogios ao Projeto Fé e Cultura. “É uma proposta muito boa, pois resgata o aspecto religioso da festa. E pra quem gosta de história vai se encantar, porque tem muita coisa bonita pra ver aqui. Vale a pena a visita”, comentou o professor. Para a contabilista Izabel Oliveira, turista da cidade de São Paulo, foi uma grata surpresa chegar ao Parque do Povo e se deparar com o Projeto. “Este é o terceiro ano que venho, mas é a primeira vez que venho com este projeto aqui montado. A cenografia é perfeita, é linda! E chegar aqui e resgatar o lado religioso da festa é muito bonito. A gente acaba esquecendo quem são os homenageados dessa festança toda realizada no Nordeste. Além disso o espaço está belíssimo! Vou levar muitas fotos de recordação”, exclamou.

O Projeto Fé e Cultura com a exposição de Arte Sacra permanece no Parque do Povo até o dia 5 de julho, enceramento da festa. No dia 30 de junho, próxima terça-feira, acontece o show do Padre Fábio de Melo no palco principal.