Clero da Diocese de Campina Grande participa de formação com Psicólogo Dr. William Castilho

Atualizado em 25/06/19 às 13:072 minutos de leitura413 views

O clero da diocese de Campina Grande esteve reunido nos últimos dias 11, 12 e 13 de maio para um momento de formação. O encontro contou com a assessoria do Psicólogo Dr. William Castilho, professor da PUC de Minas Gerais e autor do livro Sofrimento Psíquico dos Presbíteros. Durante a formação, os padres participaram de palestras, atividades em grupo, debates e momentos de espiritualidade. O evento foi realizado no Seminário Diocesano São João Maria Vianney.

Para Dom Manoel Delson, a formação permanente para o clero ajuda os padres na sua missão contínua e diária na Igreja com o povo de Deus. “Precisamos sempre destes momentos de formação, de autoconhecimento e trouxemos mais uma vez o Professor William para nos ajudar a entender melhor a relação de autoridade assumida entre o padre e o bispo, o padre e os leigos, o bispo e a diocese, enfim... analisar bem o nosso comportamento para que todos se sintam integrados à comunidade e respondam de forma positiva por se sentirem acolhidos, importantes e tenham o sentimento de pertença à Igreja Diocesana”, esclareceu o Bispo de Campina Grande. “Momentos assim ajudam o presbítero a viver melhor seu ministério, com mais alegria, serenidade, podendo dar muito mais de si para sua comunidade”, concluiu.

[caption id="attachment_1680" align="alignright" width="362"] Psicólogo Dr. Willian Castilho[/caption]

O Professor William Castilho disse estar feliz em poder contribuir com a formação e atualização do clero, considerando esta uma atividade fundamental e necessária. “A Igreja é transcendental, divina, mas composta por homens, e nesta gestão é natural que ocorram equívocos e erros. Nenhuma profissão está isenta de formação e atualização, e os padres também precisam destes momentos para refletir, se atualizarem, se reabastecerem teórica e metodologicamente para desenvolver práticas pertinentes ao que o mundo precisa e solicita de cada padre e da Igreja”, discorreu o psicólogo.

Os padres ainda contaram com a participação do Pe. Reinaldo Segundo, da Arquidiocese da Paraíba, que tratou de questões administrativas no âmbito paroquial. O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização. O clero de Campina Grande volta a reunir-se em julho, durante uma semana, para seu retiro anual, que será realizado em Fortaleza, CE.