Candidato ao Diaconato, Cláudio José recebe os Ministérios de Leitor e Acólito

Neste domingo (30), às 19h30, o Candidato ao Diaconato Permanente Cláudio José recebeu por meio do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Padre Márcio Henrique, representante do Bispo Dom Dulcênio neste ato litúrgico, os Ministérios de Leitor e de Acólito, de acordo com a etapa formativa; nesta mesma celebração foi feita também a sua Profissão de Fé e Juramento, partes integrantes deste momento.

A missa contou com a participação do Pe. Sérgio Leite e assistência litúrgica dos Diáconos Permanentes Marcelo Eufrásio e Marco Danillo. O candidato foi apresentados juntamente com sua esposa, filhos e neta, demais familiares, amigos e fiéis que participaram da Santa Missa que foi transmitida pelos canais de Comunicação da Paróquia, possibilitando outras pessoas acompanharem à distância este momento de fé e de alegria para a comunidade cristã.

Em sua homilia, Padre Márcio enfatizou o Evangelho deste 22° domingo do Tempo Comum e destacou que toda missão precisa passar pela cruz de Jesus, necessitando que cada cristão renuncie a si mesmo e não se deixe influenciar pelas coisas oferecidas pelo mundo; deve-se dedicar ao projeto do Reino de Deus e, quem quiser seguir a Jesus, tem que tomar cada um a sua Cruz; falou também dos ofícios e funções litúrgicas correspondentes ao Leitorado e Acolitato, especificamente dirigindo-se ao candidato ao Diaconato Permanente Cláudio José, que muito se dedicou com sua esposa Neves na Igreja do Rosário como também em outras paróquias.

O Padre Márcio explicou que os ministérios recebidos de Leitor e de Acólito são os últimos passos da etapa de preparação para o Diaconato Permanente, que o candidato Cláudio será ordenado pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, no dia 07/10/2020, dia de Nossa Senhora do Rosário, dentro das comemorações dos 80 anos da Paróquia.

Por fim, agradeceu a presença do Pe. Sérgio e dos diáconos presentes, dos familiares do novo Acólito e Leitor, como também a todos os que serviram e participaram da celebração.

A Instituição dos Ministérios

Na instituição desse ministério, o Sacerdote delegado pelo Bispo Diocesano, entrega ao instituído o Livro Sagrado da Palavra de Deus e, dessa forma, o candidato ao Diaconato o recebe das mãos do sacerdote e apresenta ao fiéis; tendo recebido este ministério o mesmo passará a auxiliar na Liturgia da Palavra, por ser considerado leitor oficial da Igreja.

O leitorado é um ministério de serviço à Igreja concedido pelo Bispo Diocesano e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura da Palavra de Deus.

O Acólito é instituído também pelo Bispo para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, o encargo de distribuir a Sagrada Comunhão. As duas etapas importantes na formação do candidato são passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foi chamado.

Sobre o Candidato ao Diaconato Permanente:

Claudio José Soares Falcão é natural de Campina Grande, 57 anos de idade, casado com Maria das Neves Xavier Falcão há 38 anos. Tem dois filhos: Cláudia Mayara e Fellipe Vitor e tem uma neta: Fernanda Louise. Membro da Casa de Acolhida São Paulo da Cruz, onde coordenou a entrega da sopa, pão e café por mais de 10 anos. Atuou como membro da Pastoral do Batismo, Pastoral da Acolhida, PASCOM, Liturgia e Familiar na Paróquia da Santíssima Trindade. Atuou na Liturgia, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Galante, na comunidade São João Batista. Atualmente está participando da Pastoral da Liturgia na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, bem como na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro em Boqueirão-PB, onde acompanha a Pastoral da Criança e na coordenação do sopão, assim como, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. É colaborador da Fazenda do Sol. Sua formação acadêmica é em Comunicação Social e com habilitação em Jornalismo.

Por: Diácono Marco Danillo 
Fotos: Pascom do Rosário

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This