Catedral lança projeto de Academia de Música para crianças, jovens e adultos

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, lança o projeto Academia de Música Santa Cecília. O objetivo é criar uma escola no âmbito da Catedral de Campina Grande, fomentando a qualificação das equipes de música e a expansão das práticas musicais no contexto litúrgico. Além disso, pretende estimular a formação de grupos musicais, instrumentais e vocais, nas diversas paróquias, resgatando o patrimônio musical da Igreja Católica. O curso também tem o objetivo de  preparar os músicos que atuam nas diversas comunidades para o ingresso no curso de Música da UFCG.

A implementação da Academia de Música Santa Cecília (AMSC) ocorrerá em várias etapas. Inicialmente serão implementados cursos para crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos. Estas atividades terão como meta promover a iniciação musical dos alunos por meio do ensino da flauta doce, do canto coral, do violão e da teoria. Tão logo os cursos para crianças e jovens estejam consolidados, terá início a oferta de atividades formativas para adultos, a partir dos 19 anos. Nesta categoria serão oferecidas aulas de teoria musical, teclado, violão, técnica vocal, sonorização, história da música sacra, música e liturgia.

Será formado um grupo vocal-instrumental profissional com o objetivo de estreitar a relação entre música e espiritualidade por meio da audição e interpretação de obras sacras escritas para a Igreja Católica em diferentes períodos. Esse conjunto itinerante participará, ao longo do ano, das missas e demais celebrações de diferentes paróquias da Diocese. A AMSC também organizará e promoverá concertos e recitais com grupos e  artistas convidados. Tendo em vista o calendário litúrgico, dois momentos especiais merecem destaque: o Concerto da Paixão e o Concerto para o Advento.

As inscrições para o projeto estão abertas até o dia 7 de outubro, na secretaria da Catedral, nos turnos da manhã e tarde. No dia 13 haverá uma entrevista com os inscritos e no dia 14 a divulgação com os nomes dos selecionados. Os horários das aulas estão assim distribuídos: Segundas e terças à tarde, crianças entre 8 e 12 anos. Terças e quintas à tarde, adolescentes entre 13 e 17 anos.

O projeto também tem amplo caráter social, incluindo as crianças da Pastoral do Menor, que participarão de todas as atividades artístico-musicais. Para este primeiro momento, a meta é preparar o repertório que será apresentado nos concertos de Natal que serão apresentados na Catedral e em diferentes paróquias da cidade. A coordenação geral do projeto é do Padre Luciano Guedes, contando com a coordenação administrativa de Arlindo Almeida e a coordenação pedagógica de Vladimir Silva.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o coordenador geral, Padre Luciano Guedes (3321 3140 ou 98654-3008).

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This