“Carta aos Hebreus” foi tema do curso com o Padre Fernando Cardoso

O Centro de estudos acadêmicos do Seminário Diocesano São João Maria Vianney promoveu mais um curso de exegese bíblica ministrado pelo Padre Fernando Cardoso, da Arquidiocese de São Paulo. O curso aconteceu de 29 de agosto a 2 de setembro e reuniu leigos, seminaristas e Padres. O objetivo do curso é o aprofundamento nas Carta aos Hebreus.

O ministrante do curso, Padre Fernando, aplicou as aulas dividindo-as em duas partes. inicialmente o exegeta contextualizou a Carta e, em seguida, aprofundou as discussões em torno do sacerdócio de Cristo. “Essa carta na verdade é um tratado cristológico. Entendê-la é de fundamental importância para a compreensão, tanto de alguns livros do antigo testamento, que mencionam o papel dos sacerdotes, como todo o Novo Testamento”, afirma.

Os cursos do Padre Fernando Cardoso se tornam meios de aprendizagem indispensáveis no tocante às Sagradas Escrituras. Foi pensando nisso que o pároco da Paróquia de São José, em Areial, Pe Adeildo Ferreira, investiu em um grupo de 11 paroquianos. De acordo com o padre, trazer os leigos ao curso era uma prioridade. “Penso que a Igreja vive sempre desafiada a viver uma missão permanente e isso implica também uma constante preocupação em exercer bem essa sua missão. Capacitar e formar os cristãos deve ser sempre uma preocupação nossa como padres, por isso investimos em trazer uma turma de leigos da paróquia para participar do curso com o Pe Fernando”, afirmou.

Paroquiana do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do catolé, Andreza Oliveira participou do curso pela primeira vez e relatou que os ensinamentos do Padre Fernando foram importantes para a sua caminhada. “O curso foi muito importante para o meu amadurecimento na fé. É muito interessante conhecer cada vez mais a Pessoa de Cristo. A visão passada sobre o verdadeiro sacerdócio, o de Jesus, nos deixa ainda mais seguros sobre nossa fé. O padre nos faz enxergar pontos que, até então, que passavam despercebidos, pois não tínhamos noção dos detalhes históricos que tanto ajudam na compreensão”, avaliou.

Há cerca de seis anos o Padre Fernando Cardoso tem ministrado cursos extensivos no Seminário Diocesano em períodos semestrais. Desse modo, ele tem contribuído com a formação da casa e, consequentemente, com a Diocese de Campina Grande, já que o curso também é aberto a toda comunidade.

O padre Fernando Cardoso é professor e exegeta formado pelo Instituto Bíblico de Roma e pela Escola Bíblica de Jerusalém. É especialista em arqueologia bíblica e docente em diversas faculdades e institutos teológicos de São Paulo. Ficou nacionalmente conhecido por apresentar os programas “O pão nosso de cada dia” e “Páginas difíceis da Bíblia”, pela Rede Vida de Televisão desde 1995.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This