Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito

Cerca de 21 candidatos ao Diaconato Permanente receberam os Ministérios de Leitor e Acólito na última quarta-feira (26).

A Missa de instituição ministerial, ocorrida no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro do Catolé, foi presidida pelo Coordenador da Escola Diocesana de Formação Diaconal, Pe. José Assis Pereira Soares, e concelebrada pelos Padres das Paróquias de cada candidato.

Durante a homilia, o Pe. Assis, destacou os ofícios e funções litúrgicas correspondentes ao Leitorato e Acolitato. No Ministério de Leitor: “Ler a Palavra de Deus nas Assembleias Litúrgicas; meditar com assiduidade a Sagrada Escritura”. No Ministério de Acólito: “Ajudar o Diácono e o Sacerdote; cuidar do serviço do altar; Ministro Extraordinário da Comunhão; expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração e fazer a reposição; amar os fracos e doentes; e participar da Eucaristia”, disse.

Ele ainda recordou que para exercer o diaconato de maneira efetiva se faz necessário “entregar-se” a este serviço. “É preciso entregar-se, exercitar-se cada dia nesse abandono da vida nas mãos de Deus, sem perder o ápice de vossa responsabilidade sobre a própria vida”, concluiu.

A Celebração Eucarística reuniu, além da comunidade local, amigos e familiares dos futuros Diáconos Permanentes da Igreja Diocesana de Campina Grande.

Fotos: Carla Santos/Pascom Diocesana