Candidatos ao Diaconato Permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito na Catedral de Campina Grande

Atualizado em 13/03/20 às 23:293 minutos de leitura429 views

No Final tarde desta sexta feira (13), três Candidatos ao Diaconato Permanente receberam por meio do Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes, os Ministérios de Leitor e Acólito de acordo com a etapa formativa, em Missa realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Gleydson Lopes, Maurício Nascimento e Wanderley Dantas foram apresentados à comunidade na Missa que teve a Presidência do Padre Luciano, contando com o auxilio de Diáconos, e Seminaristas. Os familiares e o povo de Deus participaram deste momento de fé e alegria para comunidade cristã.

Em sua homilia, Padre Luciano falou dos ofícios e funções litúrgicas correspondentes ao Leitorato e Acolitato, também fez uma relação da liturgia diária com o momento festivo vivenciado pelos candidatos:

"Ouvimos hoje no evangelho, que cuidar da vinha é necessário, nós somos cuidadores é isso que vocês serão, cuidadores, zeladores das coisas divinas. Vocês são aqueles em que Deus confia para reservar aos vossos cuidados aquilo que a Ele pertence". Falou o Vigário Geral.

Acerca dos Ministérios, o Padre Luciano explicou as funções desta etapa formativa: "O Acólito é aquele que serve ao Altar, com o seu ministério, assiste ao presidente da celebração, ajudando-o com as dádivas do pão e do vinho. O Leitor é aquele que profere a palavra, ele proclama como ministro oficial da igreja. Com esses ministérios, os três se prepararam para o diaconato permanente, por isso rezamos com alegria esta Missa". Destacou.

E com essa acolhida feita pelo Padre Luciano, foi desejado aos Candidatos, força e perseverança na caminhada que está apenas começando: "Que Deus vos converse e vos guarde com zelo e amor neste novo passo". Concluiu o Padre Luciano.

A Instituição dos Ministérios

Na instituição desse ministério, O Sacerdote entrega aos instituídos o Livro Sagrado, dessa forma procedeu a liturgia em que cada um dos três candidatos ao Diaconato receberam das mãos do Vigário Geral, a bíblia. A partir de agora com o ministério recebido eles passam a auxiliar na Liturgia da Palavra, onde são considerados leitores oficiais da Igreja.

O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

O Acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão.  As duas etapas importantes na formação dos candidatos são passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foram chamados.

Sobre os Candidatos ao Diaconato Permanente:

Gleydson Lopes do Nascimento é casado com Lucierica de Sousa Brilhante Lopes, ambos, pais de uma filha. Atualmente ele serve na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro da Catingueira. É coordenador dos Ministros Extraordinários da Comunhão e também atua na Pastoral da Criança. Gleydson é Bancário.

Maurício Nascimento de Oliveira é Casado com a Josefa Diniz de oliveira. Sua Paróquia de origem é a Paróquia Nossa senhora do Bom Conselho, na cidade de Esperança. Na Paróquia, Maurício, atua na Catequese, na Liturgia, é Ministro Extraordinário da Comunhão e assessora à Paróquia em demais questões pastorais. Sua profissão é lecionar, isto é, ele é Professor.

Wanderley José Dantas, é casado Com Maria Aparecida da Silva Dantas, ambos, pais de um filho. Sua Paróquia de Origem é São Sebastião, na cidade de Picuí. Lá, desenvolve trabalhos na Pastoral da Saúde, além de ser Ministro Extraordinário da Comunhão, Coordenador Paroquial de Pastoral, além de Integrar a Comissão Diocesana de Catequese e Liturgia; sua profissão é a advocacia.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto