Bispo Diocesano se reúne com a Forania do Sericar para tratar da OVS e Comissão de Catequese apresenta Ano Pastoral da Esperança

Atualizado em 25/02/21 às 07:133 minutos de leitura378 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve na manhã desta quarta-feira (24) na Paróquia de Santa Ana, na cidade de Soledade, onde reuniu a Forania Sericar para tratar da Obra das Vocações Sacerdotais. O encontro foi favorável também para a apresentação do Ano Pastoral da Esperança. Agentes animadores da OVS, Padres e Diáconos estiveram presentes neste encontro conduzido por Dom Dulcênio, que no primeiro momento contextualizou a importância do serviço da OVS.

Antes de fazer a prestação de contas da OVS, Dom Dulcênio deixou a par a situação do Seminário, trazendo à tona a quantidade de seminaristas, funcionários e toda a realidade que envolve a Casa de Formação. Falou com entusiasmo que este ano mais 4 sacerdotes serão ordenados para a Igreja. Ao contextualizar a história da OVS, Dom Dulcênio explicou que essa Obra é um fruto do primeiro bispo de Campina Grande, Dom Anselmo Pietrulla, e data de 1950; para tanto, o Padre Hermes leu a carta emitida pelo bispo que fala sobre a grande valia de manter a OVS.

“Nós estamos pensando numa casa digna para os nossos padres idosos que será no terreno que compreende o Seminário, eu entendo que um padre idoso estando junto de um seminarista pode prestar algum serviço espiritual, além de estar em comunidade”, comentou.

Ao falar das reformas do Seminário e os projetos, a saber, o novo prédio para acolher os propedeutas que começa em breve, e a reforma da cozinha que já está em fase de conclusão, o bispo agradeceu imensamente a contribuição dos padres e dos leigos: "Por isso agradeço o empenho dos padres e dos leigos. Muito obrigado de coração, sem a ajuda de vocês não seria possível", disse.

As reuniões de Dom Dulcênio para prestação de contas da OVS continuam no próximo dia 27, quando o bispo reúne as Foranias Oeste e Sul, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Ano Pastoral da Esperança

As duas últimas visitas de Dom Dulcênio reunindo Foranias, foram ocasiões propícias para a Comissão Bíblico-Catequética explanar o Ano Pastoral da Esperança, e desta feita não foi diferente, a Comissão esteve representada nas pessoas do Diácono Wanderley Dantas e Raphael Cavalcante, ambos expuseram as propostas e o plano pastoral para a boa vivência deste ano.

A explanação do Ano Pastoral da Esperança começou a ser feita pelo Diácono Wanderley que leu a carta da comissão, explicou o logotipo está sendo usado para dá identidade a este ano, refletiu sobre a catequese a partir dos direcionamentos do bispo e concluiu fazendo referência sobre o Diretório Diocesano para a Iniciação Cristã. "As pessoas que se aproximam de Jesus, precisam ser catequizadas, para que permaneçam nele", comentou o Diácono.

Já Raphael Cavalcante, que tem ido a todas as foranias propagando o Ano Pastoral da Esperança, reforçou a fala do Diácono falando aos presentes a importância de motivarem e valorizarem o serviço da Catequese em suas paróquias. Segundo Raphael, uma comunidade catequizada é uma comunidade que favorecerá para dar bons frutos.

Por: Ascom Fotos: Rafael Augusto