“Aulão no Rádio” visa ajudar estudantes que farão o ENEM 2015

Atualizado em 25/06/19 às 12:472 minutos de leitura410 views

O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e mais de 200 mil paraibanos farão as provas que garantem acesso à universidade. Nesta reta final, é fundamental a revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano e estar atento à dicas e informações importantes. Pensando em colaborar com esta etapa, a Pastoral Universitária e Pastoral da Comunicação firmaram uma parceria e trazem, nos dias 10 e 11 de outubro, o “Aulão No Rádio”. Nestes dois dias, na Rádio Caturité, uma equipe de professores e membros das pastorais trarão dicas, revisão e notícias importantes sobre o ENEM 2015.

O primeiro “Aulão no Rádio” será neste sábado, dia 10, das 9h às 10h. No domingo, o Aulão será dentro do Programa A Diocese no Rádio, que vai ao ar das 8h às 10h. A Rádio Caturité é sintonizada na frequência AM 1050, mas os interessados também acompanham tudo através do site www.radiocaturite.com.br ou através do aplicativo da rádio para celular (Android e IOS).

A Pastoral Universitária vem realizando encontros e momentos de orações nas Paróquias, além de aulões de preparação para o ENEM. Ela também dá suporte às turmas concluintes das faculdades ajudando a realizar os momentos ecumênicos. As missas e momentos de oração nos campi universitários foram suspensos durante o período da greve, mas devem ser retomados em breve, segundo o Pe. Phéricclys, dirigente espiritual da PU. “Durante este ano estamos também estamos dedicados na produção de um livro para servir de apoio aos encontros da PU. Ele vai conter diversos temas da Doutrina da Igreja e temas de curiosidade de estudantes das mais diversas áreas das ciências”, explica o padre. “Queremos ampliar as ações da PU, além da missa, colocar a presença do padre durante algumas horas uma vez por semana, com uma mesa e a frase ‘pergunte ao padre’, onde os estudantes possam buscar orientação, especialmente, espiritual”, conclui.

O ENEM

O Enem substitui os vestibulares na maioria das universidades públicas brasileiras, mas também tem outras funções. É necessário para que o candidato dispute bolsas de estudo pelo Prouni ou solicite o Fies, financiamento para universidades particulares. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 deste mês de outubro.

Os interessados em participar de demais programas, como Sisutec, que seleciona candidatos para vagas no ensino técnico, ou o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior, também precisam fazer o Enem.

Outra função do exame é fornecer a certificação do ensino médio. Quem tem no mínimo 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio e tiver pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação, recebe a certificação. Neste ano, 867.968 candidatos em todo Brasil farão as provas com este objetivo. (Fonte: MEC)