Aula inaugural marca o início do Ano Letivo no Seminário Diocesano

Postado em 11/02/20 às 00:133 minutos de leitura387 views
O Seminário Diocesano São João Maria Vianney, situado no bairro do Alto Branco, realizou na noite desta segunda feira (10) a aula inaugural que marcou a abertura dos trabalhos letivos deste ano de 2020. Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, junto à Equipe Formativa do Seminário, o Padre Reitor Leandro Márcio, o Vice Reitor, Padre Josandro Félix, o Diretor Espiritual, Padre Adauto de Maria, o Diretor do Centro de Estudos Acadêmicos, Padre João Jorge, e a Coordenadora Pedagógica Rosa de Lourdes acolheram os Seminaristas para este retorno às aulas. Coube ao Senhor Bispo Diocesano, abrir o Ano Letivo no Seminário com a sua alocução fraternal, trazendo em suas palavras uma saudação aos jovens e uma reflexão para o início das aulas; Dom Dulcênio falou sobre o 'Novo e a Verdade'; falou da grande missão do Seminário e reforçou a graça que é estudar na Casa de Formação dos Padres. "O nosso instituto une a fé à ciência; a Teologia à Filosofia. A busca da novidade do conhecimento é a procura da verdade. Novidade e Verdade, portanto, são uma só e mesma realidade em si mesmas: Deus. À medida em que mergulhamos na ventura do aprender, descobrimos o Divino. E, assim, o nosso intelecto é moldado pela fé, e esta, por sua vez, é enriquecida pelo intelecto. Não nos esqueçamos de que, assim como a fé é virtude teologal, a inteligência é dom do Espírito Santo". Explicou. Citando a importância do Seminário, Bispo destacou o papel fundamental que se propõe o Seminário:  "Estudar num instituto como este nosso é um privilégio. Aqui, não formamos apenas o intelectual: aperfeiçoamos a nossa atitude de crer, e, nisto, desenvolvemo-nos integralmente. O seminário ensina humanidade para a vida, de maneira que, não sendo padres, sejam homens, não apenas na virilidade; antes, na hombridade. E isto deverá urgir também no coração daqueles a quem o Senhor, na Sua fidelidade, consagrará para Si pelo Sacramento da Ordem para o serviço de Sua Igreja. Se o Seminário não formar homens, jamais formará sacerdotes". E por fim, Dom Dulcênio incentivou aos jovens Seminaristas: "Estudem! Mas, estudem de joelhos, no desejo não apenas de aprender; antes de tudo, desejando crer. E, na fé, conhecendo Deus, aprenderão a amar. É isto que lhes desejo no início deste ano acadêmico ora inaugurado: estudos, muitos estudos, para muito crer e muito amar". Pontuou o Bispo de Campina Grande. Não diferentemente do Bispo, o Diretor do Centro de Estudos Acadêmicos, Padre João Jorge, trouxe um discurso enobrecedor falando sobre a lida histórica do Seminário, de como os Padres Lazaristas foram cruciais ao iniciarem os trabalhos na casa de formação, e usando da metáfora da semente, ele disse que os precursores plantaram e os frutos são vistos nos tempos de hoje. A Aula inaugural   E a primeira aula ministrada em 2020 ficou por conta do Professor Doutor Francisco de Assis, que escolheu como tema a ser tratado a Economia Moral. Uma temática ampla e sugestiva, que remete a pensar  na produção, distribuição e consumo de bens em comunidade, bem como, as regras de comportamentos adotadas por um grupo. O professor explicou que o termo "Economia Moral" está no campo das ciências sociais, partindo dos ensinamentos de Thompson, clareou as ideias falando de uma economia justa que se dá a partir da construção dos valores morais e culturais. O Doutor Francisco de Assis é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural. O Seminário O Seminário Diocesano atualmente conta com 63 Seminaristas, sendo 45 da Diocese de Campina Grande que estão divididos nas turmas do Propedêutico, Filosofia I, II e III, Teologia I, II, III e IV. A Casa ainda acolhe 11 Seminaristas da Diocese de Patos e 7 da Diocese de Petrolina. O Seminário dispõe ao jovens, formação intelectual, formação humana e espiritual.
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto