Aula inaugural marca abertura do ano letivo no Seminário Diocesano

Atualizado em 24/02/21 às 06:542 minutos de leitura402 views

Com aula proferida pelo Professor Doutor Irio Coutinho, o momento que marcou a abertura do Ano Letivo também contou com a apresentação do livro Ensaios Teológicos

Na noite desta terça feira (23), os Seminaristas do Seminário São João Maria Vianney, que fica situado no bairro do Alto Branco, em Campina Grande, participaram da aula inaugural que marcou abertura do ano letivo 2021. A aula foi promovida pelo Centro de Estudos Acadêmicos - CEA, do Seminário.

Com a temática "Filosofia moderna e apropriação de conteúdos religiosos", o Professor Doutor Irio Coutinho ministrou a aula aos seminaristas das etapas formativas da filosofia e teologia. Em sua alocução, o Professor Irio explanou o tema apoiando-se em diversos filósofos e destacando a importância da fé e da religião.

Além dos seminaristas, estiveram presentes também, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Vice Reitor, Padre Josandro Félix, e alguns professores que compõe o corpo docente do Seminário, a saber, Prof. Euphrázio, Prof.(a) Rosa, Prof.(a) Euda Cordeiro, Prof. Nilton Conserva e o Seminarista e Professor Joseque Borges.

O momento proporcionou aos alunos o aprofundamento de novos conteúdos, enriquecendo a bagagem de conhecimento dos mesmos. Como parte dessa aula inaugural, o Seminarista Joseque Borges apresentou o Livro "Ensaios Teológicos", organizado por ele e pelo Padre João Jorge, que não pôde fazer-se presente.

Acerca do livro, trata-se de uma obra que reúne artigos escritos por alunos do Centro de Estudos Acadêmicos do Seminário São João Maria Vianney. Bem como conferências realizadas em eventos promovidos pela mesma instituição.

O livro apresenta também os títulos de praticamente todos trabalhos de conclusão de curso já produzidos no CEA, tanto do curso de Filosofia como Teologia. A finalidade é divulgar e valorizar a produção acadêmica de nosso seminário diocesano que já conta com um acervo de dezenas de produções monográficas.

Ainda em fase final de revisão, o livro ficará disponível à venda, a partir do dia 19 de março na Livraria das Comunidades e também no Seminário.

Dom Dulcênio ao fazer uso da palavra, agradeceu ao professor Irio Coutinho pela - aula dada com maestria - bem como, agradeceu a Joseque pelo livro, lembrando de todo esforço que a Diocese tem feito para investir nos futuros sacerdotes.

Com informações: Seminarista Syllas Emanuel Fotos: Rafael Augusto