Assembleia virtual da Pastoral Familiar do Regional NE 2 da CNBB aconteceu neste fim de semana

Atualizado em 12/11/20 às 16:233 minutos de leitura532 views

A Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realizou na noite da sexta (06) e na manhã do sábado (07) a sua 22ª Assembleia. O evento aconteceu de forma remota pela primeira vez por meio de plataforma digital e teve como local de apoio para a transmissão o auditório do Seminário São João Maria Vianney, na cidade de Campina Grande.

O bispo diocesano e referencial do regional, Dom Dulcênio esteve no seminário juntamente com o Assessor Eclesiástico Pe. Ediberto e os casais Milton e Lourdes, coordenador do regional, Sandro e Lindinalva, vice-coordenadores e Geovaneto e Juliana.

Com o tema “A Palavra de Deus na vida da família” e o lema “Bem-aventurados, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. (Lc 11, 28)”, o encontro foi destinado aos agentes diocesanos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte com o objetivo de avaliar o Plano Pastoral e Missionário 2020-2023 e reprogramar as ações para o próximo ano. Cerca de 300 agentes de pastoral participaram do evento.

A Assembleia

Em sua alocução na abertura do evento, Dom Dulcênio falou sobre o tema do encontro, destacando pontos importantes da vivência com a palavra de Deus: “É junto da Igreja, na pertença à comunidade, na união mística com o Corpo de Cristo que a família sente-se verdadeiramente fortalecida pela escuta da Palavra. Bem-aventurada é a família que apegada à Palavra de Deus a ouve e, não obstante às limitações, procura fazer dela regra de vida”, disse. O Plano Pastoral Missionário foi apresentado logo em seguida pelo casal Milton e Lourdes.

Na manhã do sábado, houve uma formação com o professor Luís Miranda que falou sobre “A espiritualidade neste novo contexto social e na vida Pastoral”. Natural de Portugal, pedagogo, filósofo, mestre em Teologia Pastoral e docente do Seminário da Arquidiocese da Paraíba, o palestrante destacou a importância dos agentes de pastoral se aproximarem dos meios de comunicação, das ferramentas digitais diante da realidade imposta após a pandemia sem perder a essência do olhar pastoral sobre as famílias.

Logo em seguida os participantes se reuniram em salas virtuais distintas conforme os setores e cada uma desenvolveu assuntos concernentes a missão pastoral. Participaram também da Assembleia os seguintes integrantes da Comissão Nacional: Pe. Crispim Guimarães, Assessor Eclesiástico, os casais Luiz e Katia – coordenação nacional, Alisson e Solange do setor pré-matrimonial, Ronaldo e Tatiana do setor pós-matrimonial e o casal Afrânio e Flávia do Setor Casos Especiais.

A Assembleia foi encerrada com a Santa Missa, presidida por Dom Dulcênio e concelebrada pelo Padre Ediberto, reunindo também os seminaristas que residem na casa. A celebração foi transmitida pelo canal do Youtube da Diocese de Campina Grande, com apoio da Mix produtora de vídeos.

Na homilia, o Bispo dirigiu-se às famílias pedindo-lhes que esteja atenta à Palavra de Deus e se esforçando para colocá-la em prática: “Que as famílias estejam atentas ao ensinamento dos Apóstolos e, consequentemente, da Palavra com o direcionamento da Igreja, dando importância a Palavra de Deus, sendo perseverante na oração e na espiritualidade em família, buscando estudar, aprofundar os ensinamentos da palavra, participar das celebrações, ter uma vida eucarística e atuante na pastoral familiar”, destacou.

Por: Ascom com informações do casal diocesano Geovaneto e Juliana Fotos: Seminarista Syllas Emanuel e Joaquim Urtiga