Assembleia Diocesana de Pastoral chega ao fim

Atualizado em 23/06/20 às 21:043 minutos de leitura473 views

Encerraram-se neste sábado (23) os trabalhos da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral Encaminhamentos foram apresentados para o quadriênio Pastoral (2020-2023)

Chegou ao fim a 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral realizada no Centro Diocesano Dom Luis Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor. Desde sexta-feira (22), Clérigos e Leigos estiveram reunidos onde refletiram a Comunhão Missionária diocesana à Luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Com a manhã deste sábado (23) reservada para a continuidade e conclusão dos trabalhos, o último dia de atividades da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral começou com a oração das laudes, em seguida o momento foi de exposição das ideias produzidas na noite anterior pelos grupos, ao todo 8 equipes se reuniram e debateram quatro questões a fim de propor a caminhada pastoral da Diocese.

A partir da ideia central do evento, as equipes propuseram à igreja caminhos para superar os desafios pastorais. Acompanhados pelas lideranças e orientados pelos assessores, os grupos responderam as questões e expuseram o que foi colocado em debate.

Para o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Padre João Afonso, sua satisfação para com a assembleia refletiu no feedback dos participantes e isso se deve a metodologia trabalhada. "O clima é muito agradável dizem os padres e os leigos com os resultados, vi junto com a equipe que nós acertamos na metodologia aplicada, a partir dos nossos assessores. Eles conhecem a Diocese, conhecem a dinâmica da nossa igreja. Tudo foi pensado." Afirmou o Padre João Afonso.

Já para o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos a 38ª Assembleia foi frutuosa em todos os aspectos. "Vejo com muita alegria tudo o que foi acordado, acompanhei todos os trabalhos e agradeço a equipe de Assessores composta pelos seminaristas estagiários, Henrique, Jefferson e Wesley, bem como, os Padres Francisco Tomaz e João Afonso. Cheguei a conclusão que a nossa Assembleia foi muito frutuosa, Graças a Deus." Destacou o Bispo.

Próximo passo é a redação final do texto desta Assembleia Diocesana, onde será colocado o projeto pastoral da Diocese de Campina Grande. Será montado um esquema do plano pastoral e até o final do ano será apresentado aos clérigos e ao povo de Deus.

Encaminhamentos

A Equipe de Assessoria desta Assembleia, coordenada pelo Padre João Afonso, e composta pelos seminaristas estagiários, Wesley Rangel, Henrique Gustavo e Jefferson Barbosa, bem como o Padre Francisco, apresentaram no segundo momento desta manhã, os encaminhamentos para a Caminhada Diocesana nos próximos 4 anos.

Alicerçando-se nos eixos propostos pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora, Pão, Palavra, Caridade e Missão, a Diocese dedicará a cada ano seguinte um eixo temático, ficando a cargo de comissões diocesanas que irão desenvolver com ações o ano pastoral, tudo em vista do jubileu dos 75 anos de criação da Diocese de Campina Grande que será em 2024.

Ficando assim, portanto: ? 2020 Ano da Fé - Pão e Caridade - Liturgia, Espiritualidade e Formação Sacramental (Comissão de Liturgia); ? 2021 Ano da Esperança - Palavra - Iniciação à Vida Cristã e animação Bíblica da vida e da Pastoral (Animação Bíblico-Catequética); ? 2022 Ano da Caridade - Caridade - Serviço à vida Plena (Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz); ? 2023 Ano da Missão - Ação Missionária - Estado permanente de missão (Comissão da Ação Missionária).

Datas para o Ano da Fé ? 08/12/2019 - Abertura do Ano da Fé; ? 09/04/2020 - Apresentação do Diretório dos Sacramentos na Missa dos Santos Óleos; ? 26/04/2020 - Congresso e Estudo do Diretório dos Sacramentos nas Foranias da cidade de Campina Grande; ? 08, 09 e 10/06/2020 - Tríduo para Corpus Christi;

Proposições para o Ano da Fé em 2020 ? Aprofundar a partir da colaboração da Comissão Diocesana de Liturgia, o Diretório dos Sacramentos; ? Semana de Animação Bíblica (setembro); ? Simpósio de Teologia: Eucaristia (Outubro); ? 23 e 24 de outubro - 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral em preparação ao Ano da Esperança (Palavra).

Para ter acesso aos materiais apresentados na Assembleia Diocesana clique aqui

Por: Ascom
Fotos: João Saraiva e Daniele Silva