Articulação e Fortalecimento: Pastorais Sociais da Província Eclesiástica da Paraíba se reúnem na Fazenda do Sol em Campina Grande

Atualizado em 08/03/20 às 22:492 minutos de leitura367 views

Acabou neste sábado, o Encontro de articulação e fortalecimento das Pastorais Sociais da Província da Paraíba. O evento aconteceu nos últimos dias 06 e 07 e reuniu representantes de pastorais sociais da Arquidiocese da Paraíba e das Dioceses de Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

O principal objetivo do encontro, sediado na Fazenda do Sol, em Campina Grande/PB, foi o compartilhamento de relatos de experiências da missão, entre os representantes das pastorais e também a reflexão da relação das experiências com o Texto Base do 18° Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em novembro, em Recife/PE. "Esse espaço de articulação existe para que as pastorais sociais possam caminhar de forma mais integrada. Então, é importante, a gente reunir, como estamos aqui as 5 dioceses, para ver como se dá nossa caminhada enquanto igreja, ver os desafios que a gente enfrenta aqui no estado e também ver as respostas que estamos dando no momento.", afirmou Irenaldo Pereira, coordenador estadual das Pastorais Sociais.

A reflexão sobre o texto base, que foi produzido por uma comissão do Regional Nordeste 2 e tem como tema "Pão em todas as mesas" ficou sob responsabilidade do Pe. Bosco, da Diocese de Guarabira. Na ocasião ele reforçou que o povo de Deus reunido já é sinal da Eucaristia e que fazer memória não é relembrar o passado, mas fazer uma atualização para o presente. Também lembrou que durante a missa, o celebrante é o próprio Cristo, o padre é o presidente.

"Existe a exclusão de minorias, como os quilombos, mulheres, entre outros grupos. É como se na favela nem vida existisse, mas existe. Na casa do pobre é o único lugar em que o Pai Nosso é rezado se forma coerente. É necessário pegar o texto e meditar, aprofundar e por em prática", afirmou o padre Bosco.

O coordenador estadual das pastorais sociais na Paraíba, reforçou a necessidade de encontros como este realizado neste fim de semana, dizendo que "O mesmo Jesus que disse: 'Este é o Meu corpo', na ceia eucaristica, é o mesmo Jesus que diz 'estive com fome, estive preso', então o interessante é essa associação entre missão, entre eucaristia, entre profetismo, e nós estamos aqui vivendo a experiência que Jesus faz lá no monte, a gente faz uma experiência semelhante, é o momento em que a gente vai se encontrar com a com a própria experiência do ressuscitado, a gente aqui se reabastece, mas com entendimento de que a nossa missão está na base, é lá embaixo, então estamos aqui é com esse intuito, de estar juntos, de se fortalecer, de sair mais entusiasmados para a missão que está em nossas dioceses, em nossas pastorais sociais, em nossos serviços, lá nas comunidades, nas paróquias, lá nas nossas dioceses".

Ao final do encontro, foram apresentados eventos que serão realizados durante o ano, por parte de diferentes pastorais. Ainda acontecerá dois encontros das Pastorais Sociais da Paraíba, sendo o próximo em julho, na cidade de Guarabira.

Texto e Fotos: Carla Miranda / Ascom Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz.