Ano Pastoral da Esperança na Diocese de Campina Grande

Atualizado em 27/02/21 às 22:513 minutos de leitura415 views

Diocese de campina Grande vive ao longo deste ano de 2021, o Ano Pastoral da Esperança, - Palavra e Catequese, e tem a frente dos trabalhos a Comissão Diocesana para à Animação Bíblico-Catequética

Dando prosseguimento a execução do Plano Diocesano de Pastoral, aprovado na Assembleia Pastoral Diocesana no ano de 2019, a diocese de Campina Grande vive neste ano de 2021, o Ano Pastoral da Esperança – Palavra e Catequese. Este Ano Pastoral será dedicado à reflexão da Palavra, por meio da Catequese, através da formação de discípulos missionários e do contato intensivo vivencial e orante com a Palavra de Deus.

Este ano, como no ano de 2020, onde vivenciamos o Ano Pastoral da Fé – Pão e Caridade, que teve a frente dos trabalhos a Comissão Diocesana de Liturgia, teremos também uma comissão diocesana responsável por animar este ano, ficando a cargo da Comissão Diocesana para à Animação Bíblico-Catequética, responsável pela propagação de divulgação deste Ano Pastoral.

A comissão, já vem realizando um trabalho junto as paróquias e Foranias da diocese, inclusive acompanhando o bispo diocesano, nas visitas realizadas por ocasião da divulgação da OVS, para apresentar aos Padres, Diáconos e Leigos das Foranias, o Ano Pastoral da Esperança, e colocar a comissão internamente a disposição de todos, para momentos formativos e de encontro com os catequistas da Iniciação à Vida Crista, a saber Batismo, Eucaristia e Crisma/Confirmação, tanto de crianças, jovens e adultos.

Para marcar este ano, a comissão preparou uma logomarca, que deve ser utilizada e divulgada nas paróquias, para que as pessoas possam conhecer e identificar este ano, a logomarca que foi pensada pela comissão e preparada pelo Seminarista Wellington.

O foco maior para este, é a promulgação do Diretório Diocesano da Iniciação à Vida Crista, que seguirá para análise nas paroquias e Foranias e será promulgado no próximo dia 29/08, dia do Catequista.

Mas a comissão também está preparando subsídios para formação acerca dos Sacramentos da Iniciação Cristã, bem como Cursos Bíblicos e Lectio Divina.

Trabalhar a Catequese me nossas paróquias, é trabalhar as bases, é fazer com que a pessoa de Cristo, centro e cabeça da Igreja seja anunciado, e os fieis através deste conhecimento, possam entender melhor os sacramentos, sua importância, vivenciar melhor a Santa Missa, e assim mais importante do que receber os sacramentos e colocá-lo em prática na comunidade, no serviço, na doação.

Logotipo deste Ano Pastoral da Esperança  Apresentamos a todos, a logo que vai marcar o Ano Pastoral da Esperança –“Palavra e Catequese”, que será vivenciado no ano de 2021 na Diocese de Campina Grande. Ao centro vemos a Cruz e o Cordeiro, de onde partem nossa Esperança. O cordeiro de pé, mas imolado como nos diz o Livro do Apocalipse de São João: "Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado" (Ap 5, 6a). Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
  1. A comunidade reunida, onde a Palavra acontece e se tem a vivência e a partilha;
  2. As Sagradas Escrituras, para onde os nossos olhares estarão voltados durante este ano de 2021;
  3. O Pão a Eucaristia, Palavra e Eucaristia não podem se separar, não há Catequese sem Eucaristia, e Eucaristia sem Catequese;
  4. O Círio Pascal, a luz que ilumina os nossos caminhos na comunidade, com a Palavra e os Sacramentos.

Leia a Carta que está sendo apresentada clicando aqui  Veja o calendário deste ano clicando aqui

Informações: Raphael Cavalcante