Ano da Misericórdia: Porta Santa na Catedral será aberta neste domingo, dia 13

“Atravessar hoje a Porta Santa nos compromete a adotar a misericórdia do bom samaritano”. Este é o espírito com o qual se deve viver o Jubileu Extraordinário, conforme disse o Papa Francisco na missa da Solenidade da Imaculada Conceição, manhã da última terça-feira, 8, na Praça São Pedro, na qual abriu a Porta Santa da Basílica Vaticana, dando início ao Ano Santo da Misericórdia.  No próximo domingo, 13, o Santo Padre abrirá a Porta da Misericórdia da Basílica de São João de Latrão, catedral da Diocese de Roma. No mesmo dia, serão abertas as portas da misericórdia nas catedrais de todo o mundo.

Em Campina Grande a Solenidade de Abertura da Porta Santa será às 10h, na tradicional Missa do Lar, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Dom Manoel Delson presidirá a celebração acompanhado dos padres responsáveis pelas outras 9 portas que serão abertas em toda diocese. “Iremos abrir 4 Portas Santas aqui na cidade e outras 6 distribuídas nas nossas Foranias. Queremos que todos os fieis participem, vivenciem este Ano Extraordinário da Misericórdia, sabiamente proposto pelo Papa Francisco”, disse o Bispo Diocesano.

O ato de passar pela Porta Santa deve estar acompanhado de peregrinação e do profundo desejo de conversão. “A peregrinação para se chegar à Porta Santa é um sinal peculiar do Ano Santo. A peregrinação será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar e que exige empenho e sacrifício. Deve ser acompanhada de uma peregrinação interior; “não julgueis, não condeneis, mas, perdoai” (cf. Lc 6, 37-38). A peregrinação sinaliza também a proposta de uma conversão pastoral na perspectiva da misericórdia”, explica um trecho do subsídio, disponível no site das Edições CNBB.

A Igreja que abrir a Porta Santa terá atendimento diário de confissão para aqueles que desejem viver o Ano da Misericórdia. Em Campina Grande, as seguintes Igrejas terão a Porta Santa:

  • Igreja Catedral de nossa Senhora da Conceição – Centro.
  • Igreja Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Catolé
  • Igreja Santuário da Divina Misericórdia – Genipapo
  • Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Bodocongó

As datas de abertura destas Portas e das Portas distribuídas nas demais Foranias, serão divulgadas em breve. O site da diocese terá uma página especial para todas as informações sobre o Ano da Misericórdia.

 

BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA

Por: Rádio Vaticana

O longo documento divide-se, a grosso modo, em três partes. Na primeira, o Papa Francisco aprofunda o conceito de misericórdia e explica o porque da escolha da data de início em 8 de dezembro, Solenidade de Maria: “para não deixar a humanidade sozinha à mercê do mal” e por coincidir com o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, que que derrubou as muralhas, “que por muito tempo, mantiveram a Igreja fechada em uma cidadela privilegiada”. “Na prática – disse o Papa – todos somos chamados a viver de misericórdia, porque conosco, em primeiro lugar, foi usada a misericórdia”.

Na segunda parte, o Santo Padre oferece algumas sugestões práticas para celebrar o Jubileu, como realizar uma peregrinação, não julgar e não condenar, mas perdoar e doar, permanecendo afastado das fofocas e das palavras movidas por ciúmes e invejas, tornando-se “instrumentos de perdão”; abrir o coração às periferias existenciais, realizar com alegria obras de misericórdia corporal e espiritual e incrementar nas dioceses a iniciativa de oração e penitência “24 horas para o Senhor”, entre outros.

Por fim, na terceira parte, Francisco lança alguns apelos contra a criminalidade e a corrupção – dirigindo-se aos membros de grupos criminosos e aos corruptos; exorta ao diálogo inter-religioso e explica a relação entre justiça e misericórdia. A Bula se conclui com a invocação a Maria, testemunha da misericórdia de Deus.

Confira a Bula na íntegra

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This